Cabedelo formula projeto e repassa para que Estado execute 'Parque Areia Vermelha'

Portal Correio - http://portalcorreio.uol.com.br/ - 01/10/2015
Prefeitura de Cabedelo ficou responsável pela cessão de área pública localizada na Praia do Poço, destinada para a construção do empreendimento


O prefeito Leto Viana entregou, esta semana, ao secretário executivo estadual de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, o projeto arquitetônico da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, assinado pela Secretaria Municipal de Habitação. A construção do Parque ficará a cargo do governo estadual, em parceria com uma empresa privada (através de compensação ambiental).

A Prefeitura ainda ficou responsável pela cessão de área pública localizada na Praia do Poço (nas imediações do antigo Bar do Marcão), destinada para a construção do empreendimento.

O projeto atende as exigências de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e pela Sudema junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de oferecer aos estudantes, turistas e demais visitantes do Parque Marinho, educação ambiental, orientação, conforto e segurança, bem como, estabelecer normas para a proteção ambiental do importante ponto turístico.

"Areia Vermelha é um dos principais pontos turísticos e de lazer da Paraíba e requer uma visão administrativa de futuro. Assim, é justo que compartilhemos ações que contribuam para a adequada utilização da área, de forma sustentável", destacou Leto Viana.

De acordo com Fabiano Lucena, o processo para a construção da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha está em fase de formalização da cessão do uso da área junto ao município e ao Patrimônio da União. O secretário ainda destacou a celeridade e eficiência da Prefeitura de Cabedelo, e ressaltou a importância da implantação da educação ambiental naquele local.

"Fui surpreendido positivamente com a apresentação desse projeto. Compreendemos que Cabedelo é extremamente importante para o turismo e para a economia do Estado. O secretário Walber Farias (Meio Ambiente) é um dos mais atuantes da Paraíba, e o prefeito Leto tem demonstrado toda atenção com as questões ambientais. Reconhecemos que ainda falta muita estrutura e informação para que Areia Vermelha seja, de fato, uma unidade de conservação. E essa sede será de fundamental importância para essa conscientização. Precisamos mudar a relação e o comportamento das pessoas para com o parque".

O Parque - No local previsto para a sede, funcionará a administração do Parque, incluindo a guarda de materiais e equipamentos utilizados no manejo da área. O projeto prevê, ainda, a construção de uma mureta de contenção do mar, passeio público, ciclovia, sala de exposição, museu vivo, banheiros e boxes de informação ao turista, além de urbanização e paisagismo da área.

Com base em sugestões dos participantes, na sede poderão funcionar postos de saúde e policial. Próximo ao local, já existem bares e restaurantes, uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma capela religiosa e ponto de ônibus.



http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/economia/turismo/2015/10/01/NWS,266875,10,188,NOTICIAS,2190-CABEDELO-FORMULA-PROJETO-REPASSA-ESTADO-EXECUTE-PARQUE-AREIA-VERMELHA.aspx
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho de Areia Vermelha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.