Dois são presos desmatando área no Parque Estadual da Lapa Grande, MG

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/09/2015
Segundo a PM, área de meio hectare foi desmatada e queimada.
Um caminhão com madeira também foi apreendido.


Dois homens, de 34 e 52 anos, foram detidos nesta quinta-feira (17) depois de uma denúncia de desmatamento no Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros (MG). A Polícia Militar foi até o local e constatou que havia uma área, de meio hectare, queimada e desmatada; além de um caminhão carregado de madeira, que pertence à Cerâmica Bela Vista, localizada no Distrito de Nova Esperança.

Segundo a Polícia Militar, foram aplicadas duas multas de R$ 3.726. Eudes Mendes Cardoso Junior, de 34 anos, é dono da cerâmica e pode responder por adquirir madeira ilegal sem prova de origem e por causar dano indireto à unidade de conservação ambiental; já José Carlos Gonçalves de Oliveira, de 52, que extraía a madeira, pode responder por causar dano direto à unidade de conservação. Eles foram presos em flagrante.

Segundo a PM, por se tratar de uma área protegida, toda intervenção feita no parque precisa de autorização dos órgãos ambientais. O Ministério Público foi acionado e os dois envolvidos encaminhados à delegacia. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que determina que eles compareçam a uma audiência para o esclarecimento dos fatos, e foram liberados. O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil.

O proprietário da cerâmica não foi localizado para comentar assunto. Por telefone, a esposa do comerciante disse que comunicaria ao marido, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.



http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2015/09/dois-sao-presos-desmatando-area-no-parque-estadual-da-lapa-grande-mg.html
Florestas:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Lapa Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.