Em Santarém, evento vai reunir líderes quilombolas do PA, AM, AP e RO

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/10/2015
Eles devem debater articulações para solucionar problemas com terras.
Sobreposição de terras com unidades de conservação gera problemas.


O seminário sobre terras quilombolas e unidades de conservação na Amazônia vai reunir 15 lideranças quilombolas do Pará, Amazonas, Amapá e Rondônia na vila de Alter do Chão, a quase 40 km de Santarém, no oeste paraense, nos dias 27 e 28 de outubro.

O evento será realizado pela Comissão Pró-Índio de São Paulo para proporcionar um espaço de troca de experiências e articulação pela primeira vez entre os quatro estados, cujas terras estão sobrepostas a unidades de conservação. O evento contará também com a participação do Ministério Público Federal e de organizações não governamentais.

Durante o seminário serão apresentados casos das terras quilombolas de Tambor, sobreposta com a Unidade de Conservação Parque Nacional do Jaú, localizada em Novo Airão (AM); Santo Antônio do Guaporé, sobreposição com a Reserva Biológica do Guaporé, São Francisco do Guaporé (RO); Cuani, com sobreposição ao Parque Nacional do Cabo Orange, de Calçoene (AP); e Alto Trombetas e Alto Trombetas 2, sobrepostas com a Reserva Biológica do Rio Trombetas, a Floresta Nacional Saracá-Taquera e a Floresta Estadual Trombetas, em Oriximiná (PA).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a organização do evento crê que o governo federal não conciliou posições divergentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para resolver o problema e assegurar aos quilombolas a titulação das terras, sendo que os processos de regularização dessas comunidades permanecem sem conclusão.

Para os quilombolas, a sobreposição das terras com unidades de conservação dificulta a geração de renda para o sustento dos moradores e impede o acesso às políticas públicas. O MPF tenta na Justiça soluções para estes casos.

Após os debates, haverá o encaminhamento de iniciativas para potencializar os esforços dos diversos atores na resolução dos casos apresentados durante o seminário.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/10/em-santarem-evento-vai-reunir-lideres-quilombolas-do-pa-am-ap-e-ro.html
Questão Agrária/Fundiária

Related Protected Areas:

  • UC Cabo Orange
  • UC Jaú
  • UC Guaporé
  • UC Rio Trombetas
  • UC Saracá-Taquera
  • UC Trombetas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.