Gato-mourisco é fotografado na Flona de Passo Fundo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/10/2015
Espécie é considerada rara e está na lista da fauna ameaçada de extinção


Um gato-mourisco (Puma Yagouaroundi) foi fotografado na Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Considerado raro, o animal integra a Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e está enquadrado na categorial Vulnerável.

Esta é a primeira vez que um exemplar do gato-mourisco é fotografado no interior da Flona de Passo Fundo, embora o plano de manejo (documento que define os vários usos da unidade de conservação) já indicasse a possibilidade da presença desse tipo de animal na região.

A fotografia foi feita numa estrada interna da floresta nacional, durante o dia, pela estudante Amanda Perin Marco, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, que faz estágio na unidade.

Segundo pesquisadores, o animal ocorre na região Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, porém em quantidade muito baixa, principalmente em decorrência da perda e fragmentação de seu habitat e da ação de caçadores.

Saiba mais

Conhecido popularmente por jaguarundi, eirá, gato-preto e maracajá-preto, o gato-mourisco é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até o Norte da Argentina e Sul do Brasil. Possui cerca de 60 cm de comprimento, 45 cm de cauda e pesa em torno de 6 kg. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom escuro, havendo variação (alguns tem o pelo avermelhado).

Com hábitos mais diurnos que a maioria dos felinos, o animal costuma circular, geralmente, em par ou sozinho, e habitar bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7170-gato-mourisco-e-fotografado-em-uc-gaucha.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Passo Fundo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.