Marcada a consulta pública sobre a criação da Unidade de Conservação de Fradinhos

Folha Vitoria - http://www.folhavitoria.com.br/ - 25/03/2016
Desde julho de 2000, quando foram regulamentadas pela Lei 9.985, Unidades de Conservação são espaços criados pelos governos federal, estadual ou municipal, com regras especiais


A proposta de criação da Unidade de Conservação (UC) de Fradinhos será discutida no próximo dia 30 de março, às 19 horas, no auditório principal do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Jucutuquara. Antiga solicitação dos moradores do bairro de Vitória, protagonizada pela Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande (AAPFG), a UC, se aprovada, terá cerca de 62 hectares e poderá recuperar encostas com projetos de reflorestamento.

Rogério Fraga, presidente da associação, falou de outros benefícios gerados por uma Unidade de Conservação. "Existem vários benefícios para a cidade. Entre eles estão a criação de um corredor ecológico que vai ligar o Parque da Fonte Grande ao Gruta da Onça, contenção de encostas, recuperação da fauna e da flora, preservação de nascentes, cursos d'água e de um sítio arqueológico, além da minimização de impactos atmosféricos para a região, como a poluição do ar",pontuou.

Fraga comentou ainda sobre a confusão que algumas pessoas fazem entre uma UC e um parque urbano. "Unidades de Conservação têm restrições e não são parques para lazer, como o Pedra da Cebola e o Horto de Maruípe. Temos que debater o tema numa perspectiva técnica e científica, com informações consistentes, e não com achismos", comentou. A consulta pública ocorre após a associação recolher 1,5 mil assinaturas em prol do projeto. "Toda a sociedade civil e entidades interessadas estão convocadas para a discussão", lembrou o secretário de Meio Ambiente Luiz Emanuel Zouain.

Desde julho de 2000, quando foram regulamentadas pela Lei 9.985, Unidades de Conservação são espaços criados pelos governos federal, estadual ou municipal, com normas e regras especiais. Em sua forma integral, uma UC só permite o uso indireto dos recursos naturais, como, por exemplo, turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental.


http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/03/marcada-a-consulta-publica-sobre-a-criacao-da-unidade-de-conservacao-de-fradinhos.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Fonte Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.