ICMBio faz maior apreensão de madeira em Roraima

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/06/2016
Cerca de 1.250 toras de espécies de alto valor comercial foram apreendidas durante operação no entorno da Floresta Nacional de Anauá, que terminou nesta quinta-feira (23)


Agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Companhia Independente de Policiamento Ambiental e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos acabam de realizar a maior apreensão de madeira já efetuada no estado de Roraima.

Foram recuperadas aproximadamente 1.250 toras de madeiras de lei, de espécies de alto valor comercial, como massaranduba, angelim-ferro e angelim-pedra. Os agentes constataram que mais de 3 mil m³ de madeira haviam sido retirados de forma ilegal no município de Rorainópolis.

A apreensão foi feita durante uma operação de rotina, no entorno da Floresta Nacional (Flona) de Anauá, que começou no dia 13 e terminou nesta quinta-feira (23). A descoberta da madeira retirada ilegalmente foi feita no dia 16. Devido a essa apreensão, a operação que, inicialmente, ocorreria até o dia 17 foi prorrogada por mais seis dias.

Segundo Geomar Carneiro, chefe da unidade de conservação (UC), a área da Flona é bastante pressionada por exploração ilegal de madeira, desmatamento e outros ilícitos ambientais. "É uma região bastante antropizada (impactada pela ação humana), pois próximo ao local se encontra um dos maiores projetos de assentamento do Brasil, o Projeto de Assentamento Dirigido Anauá", explicou.

A equipe está fazendo o levantamento da madeira apreendida e identificando as espécies e os locais de extração. A partir dessas informações, os infratores serão localizados e punidos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7984-icmbio-faz-maior-apreensao-de-madeira-em-roraima
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Anauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.