Conselho do PEL toma posse e elabora moção para abertura do uso público da unidade

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 13/07/2016
Nesta terça-feira, 12, o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL) se reuniu no auditório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para solenidade de posse dos seus membros e elaboração de moções que consideram benefícios para o desenvolvimento das atividades a unidade. Nessa primeira plenária 4 pautas receberam a aprovação da maioria simples e foram assinadas para encaminhamento ao presidente do Instituto.

A primeira moção se trata do pedido de abertura da Unidade para o uso público, outra solicitação assinada foi o pedido de interdição de uma estrada na área interna do Parque, que vem sofrendo a depredação de suas porteiras, por mau uso e necessita da assinatura de um Termo de Compromisso dos transeuntes, para liberação do uso e responsabilização do coletivo pela má utilização.

Em plenária, também houve consenso nas reivindicações que tratam da retirada de um posseiro, que já foi retirado anteriormente, a cerca de 5 anos e retornou novamente ao local e a apresentação de um relatório dos recursos financeiros e de sua aplicação.

O colegiado é formado por representantes de 13 entidades, sendo que, cada uma possui um membro titular e um suplente, somando um total de 26 conselheiros. Os conselheiros são estabelecidos de acordo com o regimento interno, deve ser paritário, com a indicação de representantes pela própria instituição.

Na próxima reunião, os Conselheiros serão convidados a conhecerem o Parque. A finalidade, segundo o presidente do Conselho Consultivo, Volnei Marcos Martinovski, é que todos conheçam a unidade a respeito do que estão deliberando. "Alguns membros são indicados para representarem sua instituição, mas não conhecem o Parque e isso dificulta a compreensão e a plena colaboração nos debates", esclareceu.

O Conselho é composto pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Prefeitura Municipal de Palmas e Fundação, Prefeitura Municipal de Lajeado, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Odebrecht Ambiental| Saneatins, Investico, Associação Água Doce, Associação do Rio Macaquinho, Associação São Silvestre e Ecoterra.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/7/13/conselho-do-pel-toma-posse-e-elabora-mocao-para-abertura-do-uso-publico-da-unidade/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.