Incêndio no Parque Estadual Campos do Jordão atinge campos de altitude e parte da floresta de araucária

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 03/08/2016
Cobras e aves fazem parte da fauna prejudicada em áreas atingidas pelo fogo


Um incêndio atingiu o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) nesta semana. O fogo teve início por volta das 18h do dia 1o e foi totalmente controlado às 16h do dia 2. O combate foi realizado pela equipe de brigadistas da Unidade de Conservação, que também é um dos pólos da Operação Corta-Fogo na região.

Estima-se que foram queimados entre 40 e 50 hectares, atingindo parte da floresta de araucária e os campos de altitude. Segundo a gestora do PECJ, Camila Oliveira, o período de estiagem, somado às fortes geadas deste inverno deixaram a mata seca, propiciando a queimada. O incêndio causou dano também à fauna local, principalmente cobras e aves.

Prevenção
A Fundação Florestal alerta sobre o papel da população na prevenção de acidentes florestais. Queimar lixo e uso do fogo para limpeza de terrenos em áreas próximas a vegetação natural, jogar bitucas de cigarro em rodovias e sobretudo soltar balões, são as principais ameaças que acabam por gerar grandes incêndios tanto florestais como campestres.

Sobre a UC
O Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) tem uma área de 8.341 hectares, ocupando um terço da superfície municipal. A UC abriga importante remanescente da Mata Atlântica, com três fisionomias básicas: Mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Esses ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Parque Estadual Campos do Jordão
Acesso pela Av. Pedro Paulo, s/no Campos do Jordão/SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 9h às 16h, exceto quartas-feiras
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento com foto.



http://fflorestal.sp.gov.br/2016/08/03/incendio-no-parque-estadual-campos-do-jordao-atinge-campos-de-altitude-e-parte-da-floresta-de-araucaria/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Campos do Jordão (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.