Mais nova reserva em Minas já programa aniversário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/09/2016
Criada há apenas dois anos, a partir da luta das comunidades locais, a RDS Nascentes Geraizeiras concilia proteção da natureza com atividades produtivas sustentáveis. Festividades serão em outubro


A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas Gerais, completa dois anos de criação no dia 13 de outubro.

Mas as comemorações começam uma semana antes. No dia 4 de outubro, haverá romaria na comunidade de Água Boa II, em Rio Pardo de Minas, um dos municípios abrangidos pela reserva. No dia 8, haverá confraternização no Pequizeirão e Associação da Comunidade Roça do Mato, em Montezuma, e na Associação da comunidade Roça do Mato.

Em todos os eventos, haverá breves discursos de gestores da reserva e das comunidades geraizeiras sobre o aniversário da RDS e apresentações culturais com artistas locais, grupos de Reis, catira e gincana.

Segundo Mauro Braga, gestor da reserva, embora a luta pela implementação da unidade continue, já há muito o que comemorar. "Sabemos que essa vitória foi construída a muitas mãos. Assim, as comunidades geraizeiras da RDS e a Comissão Pró-Conselho convidam amigos e parceiros este momento de celebração e confraternização", disse ele.

Saiba mais

Com área aproximada de 38.177 hectares, localizada nos Municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo, no estado de Minas Gerais, a RDS Nascentes Geraizeiras tem como objetivos proteger as nascentes de córregos que abastecem a região, garantir a conservação das áreas de extrativismo utilizadas pelas comunidades tradicionais beneficiárias, permitir o acesso à terra para a população geraizeira local e promover o seu desenvolvimento socioambiental.

Criada por decreto presidencial em 13 de outubro de 2014, a reserva é fruto da luta da comunidade geraizeira da região, que, durante 12 anos, se mobilizou pela instalação da RDS, conciliando a proteção da biodiversidade com atividades produtivas que hoje geram renda para todos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8323-mais-nova-reserva-em-minas-faz-aniversario
UC:RDS

Related Protected Areas:

  • UC Nascentes Geraizeiras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.