Campanha recolhe 16 papagaios-do-peito-roxo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/11/2016
Mobilização coordenada pelo Parque Nacional das Araucárias (SC) para que as pessoas que mantêm animais dessa espécie em cativeiro os entreguem espontaneamente dá bons resultados


A campanha coordenada pelo Parque Nacional das Araucárias, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Santa Catarina, para a entrega espontânea de papagaios-de-peito-roxo (Amazona Vinacea) foi um sucesso, afirmou o chefe da unidade, Juliano Rodrigues Oliveira. Segundo ele, muitas pessoas se mobilizaram e atenderam ao chamado. Ao todo, foram recolhidos 16 desses papagaios por meio de entregas espontâneas e apreensões. Eles vieram de vários municípios do Paraná e Santa Catarina.

"Agora, os papagaios têm uma nova chance de conviver com outros da sua espécie e receber alimentação e cuidados adequados. Sabemos que muitas pessoas mantêm animais silvestres com muito amor e boas intenções, mas não há dúvida de que para a saúde deles é importante que estejam na natureza ou em um centro especializado", disse Oliveira.

O chefe da unidade fez questão de agradecer, publicamente, a todas as pessoas e parceiros que aderiram à campanha. Ele lembrou que quem fez a entrega espontânea fica livre de multa e processo administrativo por crime ambiental, conforme prevê a legislação. "Além do bem-estar animal, outro objetivo atingido foi diminuir a posse ilegal de aves na região, especialmente próximo ao parque", afirmou.

Além da entrega espontânea, foram também atendidas algumas denúncias de manutenção ilegal de cativeiro de animais silvestres. Os animais recolhidos foram enviados a uma instituição credenciada para a reabilitação.

Lá, eles passarão por exames, receberão alimentação adequada e terão espaço para conviver com outros da mesma espécie e corrigir hábitos inadequados adquiridos pelo convívio com as pessoas. Caso apresentem condições, serão soltos na natureza dentro de alguns meses, acompanhados por equipe de técnicos e pesquisadores.

Entre as instituições que contribuíram para a campanha, estão a PM Ambiental do Paraná e de Santa Catarina (Companhia de Lages e Pelotão de Concórdia), PM de Ponte Serrada e Passos Maia, Prefeitura de Passos Maia, Casa Colonial de Passos Maia, Epagri de Ponte Serrada, Protetores Ambientais de Ponte Serrada e Instituto Espaço Silvestre. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), o Ibama de Santa Catarina e a Fundação de Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina também se engajaram na mobilização.

Serviço:

A chefia do parque comunica que, caso alguém ainda tenha papagaios-de-peito-roxo e queira fazer a entrega espontânea (vale lembrar que não há penalidades), deve entrar em contato com o parque pelo e-mail parnaaraucarias@icmbio.gov.br ou pelo fone (46) 3262-5099.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8529-araucarias-recolhe-16-papagaios-do-peito-roxo
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.