Reserva do Gurupi registra 50 mil imagens de fauna

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/01/2017
Para monitorar biodiversidade, foram instaladas 61 armadilhas fotográficas na unidade


A Reserva Biológica do Gurupi (MA), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), concluiu o primeiro ciclo de monitoramento anual do protocolo TEAM (Tropical Ecology Assessment & Monitoring Network). A atividade contou com o apoio da Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade do ICMBio e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia - Arpa.

A equipe instalou 61 armadilhas fotográficas em dois blocos de amostragem na unidade de conservação. As armadilhas foram instaladas em outubro de 2016 e permaneceram em campo por cerca de 40 dias, sendo retiradas em dezembro. Para colocar as câmeras, a equipe teve que abrir cerca de 60 km de trilhas na mata e percorrer uma distância acumulada de aproximadamente 200 km.

De acordo com o pesquisador Alexandre Martins, a implementação do Protocolo TEAM na Reserva Biológica do Gurupi "é de extrema importância para o conhecimento da dinâmica populacional das espécies animais encontradas em sua área uma vez que esta UC sofre uma grande pressão antrópica em seu entorno", ressaltou.

Durante as amostragens, as câmeras registraram cerca de 50 mil imagens, principalmente de mamíferos e aves. As imagens serão selecionadas e analisadas para gerar o Wildlife Picture Index (WPI), índice padronizado que será utilizado como indicador do estado da biodiversidade na área. O protocolo prevê campanhas anuais na área, o que permitirá a identificação de tendências no estado da biodiversidade frente a flutuações ambientais e pressões antrópicas.

As atividades contaram com o apoio financeiro do Programa Arpa e apoio logístico da equipe da Reserva Biológica do Gurupi. Também apoiaram esse trabalho os colaboradores Alexandre Martins (Projeto Tamanduá) e Marília Cavalcanti (consultora independente).

Para informações adicionais, clique aqui ou entre em contato através do e-mail: monitoramento.biodiversidade@icmbio.gov.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8632-reserva-do-gurupi-registra-50-mil-imagens-de-fauna
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Gurupi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.