Parceria fortalece gestão de UC no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 31/01/2017
Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde e escola no interior da unidade definem calendário de ações conjuntas para todo o ano de 2017



Capacitação continuada dos professores por meio de cursos e palestras oferecidas pelos analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e realização de palestras e atividades práticas e lúdicas uma vez por mês com todas as turmas da Escola Bom Jesus dos Navegantes, que fica no interior da Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde, no litoral leste do Ceará, que vai desde a educação infantil ao ensino fundamental I e II.

Essas foram algumas das ações aprovadas para este ano na reunião entre os gestores da Resex e professores, que ocorreu durante a jornada pedagógica da Escola Bom Jesus dos Navegantes. Na ocasião, foi definido o calendário letivo de 2017, assim como as ações de educação ambiental e atividades envolvendo escola e comunidade.

Foram aprovadas ainda atividades práticas de educação ambiental e zoneamento ambiental da reserva; fortalecimento da identidade tradicional da comunidade; participação da escola na campanha nacional de combate a dengue, chikungunha e zica; intercâmbio pedagógico com visita a escola de outra unidade de conservação (UC) no estado; e organização da Semana do Meio Ambiente que culmina com o aniversário da Resex e envolve ações de valorização do uso do território da UC.

Além disso, ficou acertada a participação direta da Resex e da escola em ações em outras datas importantes da comunidade como o aniversario da campanha SOS Lagosta, Dia de luta pela Terra e Regata Ecológica da Prainha do Canto Verde.

Segundo os servidores, o planejamento anual faz parte do trabalho de gestão da Resex junto à escola da comunidade, que resultou, entre outras ações em 2016, na participação direta do ICMBio na elaboração do Projeto Politico Pedagógico que propõe um modelo de educação diferenciada para a escola em função de se tratar de população tradicional e reserva extrativista.

O projeto constitui um instrumento de afirmação de direitos e cidadania, onde a experiência de educação na comunidade ultrapasse as fronteiras do pedagógico e se estenda à construção identitária e territorial.

Ainda segundo os servidores, as ações do ICMBio junto à escola fortalecem a gestão participativa da Resex Prainha do Canto Verde e contribui para a mediação de conflito envolvendo o território continental da UC. Estimula, também, o empoderamento da comunidade, de modo que ela esteja preparada para defender o seu território, refletindo sobre suas escolhas diante das pressões de apropriação do espaço, por meio da educação ambiental.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8671-parceria-fortalece-gestao-de-uc-no-ceara
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.