Senador Raupp busca solução para conflito em reserva extrativista

Rondoniaovivo.com - http://www.rondoniaovivo.com/ - 13/04/2017
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reuniu-se na quarta-feira (12) em Porto-Velho, com representantes dos moradores da área da Reserva Extrativista (Resex), Jaci-Paraná e Minas Novas que aguardam uma alteração no zoneamento, para terem a situação fundiária regularizada. De acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico a área do assentamento está dentro de uma área de proteção integral de uma reserva extrativista.

Para o senador é preciso maior engajamento para que o processo de zoneamento possa ser concluído. A única maneira viável para este conflito é a compensação ambiental dessa área, já que é quase impossível retirar esses produtores de lá. "Isso já foi realizado em outros processos e deu certo, e com um trabalho em conjunto dos órgãos do Estado e União poderemos resolver esse impasse. Contem comigo no auxílio deste processo", declarou Raupp.

Participaram da reunião o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB), representantes do Incra, Terra Legal e Sedam. "A ideia da permuta já foi sinalizada como viável pelos órgãos competentes, mas para isso precisamos do zoneamento. Vamos continuar cobrando do governo maior rapidez neste processo", disse Maurão.

Segundo Francisco Sales, adjunto da Sedam os estudos da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico deverá ser entregue até o fim deste ano.

"Todo levantamento está sendo feito e até outubro deve ser entregue. É preciso que tenhamos a consciência de que é um procedimento que requer calma e que deve obedecer a várias etapas" disse Sales.



http://www.rondoniaovivo.com/noticia/senador-raupp-busca-solucao-para-conflito-em-reserva-extrativista/177179
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Jaci Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.