Pirapitinga sedia curso para tripulação embarcada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/07/2017
Ao todo, 72 servidores públicos de 10 cidades mineiras e de outros 16 estados e mais o DF participaram do treinamento na estação ecológica, em Minas



A Estação Ecológica (Esec) de Pirapitinga, em Minas Gerais, foi escolhida para sediar o Curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público (ETSP). O curso teve o objetivo de habilitar servidores públicos para condução ou tripulação de embarcações de Estado com propulsão a motor, empregadas na navegação interior a serviço de órgão público.

Contando com a parceria da Capitania Fluvial do São Francisco - Marinha do Brasil (Pirapora/MG), a capacitação contribui para atender a grande demanda institucional de deslocamentos aquáticos para as diversas ações de fiscalização, pesquisa, monitoramento e educação ambiental nas unidades de conservação (UCs).

A realização do curso contou, ainda, com o apoio da Acadebio, da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), da Coordenação Geral de Proteção (CGPRO), da Coordenação Regional 11 (CR 11), das Unidades Avançadas de Administração e Finanças (UAAFs) Rio de Janeiro e Teresópolis, do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Porjeto GEF-Mar e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG).

Troca de experiência

Ao todo, participaram 72 servidores vindos de 10 cidades mineiras e de outros 16 estados e mais o Distrito Federal. Diversas instituições estiveram representadas durante o evento, a exemplo do ICMBio, Ibama, Semad-MG, Aeronáutica, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Agência de Meio Ambiente de Pernambuco, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros Voluntários de Três Marias, Prefeitura Municipal de Três Marias e Sistema de Abastecimento e Esgoto (SAE) de Lagoa Formosa.

Os alunos aprovados receberam certificado, carteira de habilitação de órgão público e concessões de habilitação nas categorias 'amador' e 'motonauta'. De acordo com o chefe da Esec de Pirapitinga, Tiago Rezende, o curso teve como ponto forte as instruções da Marinha do Brasil, somadas às aulas práticas no belo cenário da Esec.

Ainda segundo o gestor, a capacitação ser viu como um grande encontro de pessoas de diferentes instituições e regiões do país, fator primordial para troca de experiências e enriquecimento das aulas. "O curso simboliza a parceria entre o ICMBio e demais instituições, onde o trabalho conjunto vem alcançando resultados positivos para a conservação do nosso maior patrimônio, que são as áreas protegidas do nosso país", concluiu Rezende.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9022-esec-de-pirapitinga-sedia-curso-para-tripulacao-embarcada
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Pirapitinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.