Incêndio atinge Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/07/2017
Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 hectares foram atingidos. Fogo teria sido provocado por vela, diz chefe do parque.



Equipes da Polícia Militar Ambiental combatem desde a manhã desta terça-feira (25) um incêndio que atinge uma área de turfa (formada por plantas como musgo) do Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação em Florianópolis. De acordo com a polícia e com a chefia do parque, cerca de 2 hectares foram atingidos. O fogo foi controlado ainda à tarde. Durante a noite, a Polícia Militar Ambiental monitorava focos de incêndio que persistiam no local.

Segundo Daniel de Araújo Costa, chefe do parque, o fogo começou na altura do km 12 da Rodovia João Gualberto Soares, cerca de 10 metros mata adentro. "Houve um ritual religioso, provavelmente deixaram uma vela acesa", disse Daniel.

A Polícia Militar deslocou o helicóptero Águia 2 para o local. Água foi retirada da Lagoa da Conceição para combater as chamas. Os bombeiros também sobrevoaram o local e enviaram equipes por terra para atuar no controle do incêndio.

Até a publicação desta notícia ainda havia focos, segundo o chefe do parque. A Polícia Militar Ambiental seguia monitorando o local.

O chefe do parque ressaltou a proibição de provocar fogo dentro da unidade de conservação, seja em "churrascos ou oferendas". "O risco é muito grande e o custo para o estado, também". Segundo Daniel, se o vento estivesse mais forte o estrago poderia ser maior.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/incendio-atinge-parque-estadual-do-rio-vermelho-em-florianopolis.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Rio Vermelho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.