Bombeiros combatem incêndio em 2 parques e em terra indígena de MT

G1 g1.globo.com - 03/09/2017
Três incêndios ainda são combatidos por bombeiros neste final de semana em dois parques e em uma terra indígena de Mato Grosso. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), há registros de incêndios no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (em Nobres, a 151 km de Cuiabá), no Parque Estadual Ricardo Franco (em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital) e na Terra Indígena Tadarimana, na região do município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

As chamas em áreas de proteção atingiram pela segunda vez os Parques Estaduais da Serra do Ricardo Franco (Vila Bela da Santíssima Trindade) e da Gruta da Lagoa Azul (Nobres). Essas áreas já foram palco de incêndios no último mês e em julho.

Durante a semana os bombeiros registraram outros locais com focos de incêndio. Conforme o BEA, os incêndios nos locais já foram extintos.

Focos de calor

Em oito meses, Mato Grosso registrou redução de 20,74% no número de focos de calor, quando comparado ao mesmo período de 2016. As informações constam no relatório do Centro de Pesquisas do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 12.782 mil focos de calor nos municípios do estado. Por outro lado, no mesmo período do ano passado, o estado teve 16.127 mil focos de calor.




http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/bombeiros-combatem-incendio-em-2-parques-e-em-terra-indigena-de-mt.ghtml
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • UC Gruta da Lagoa Azul
  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.