Incêndio na Bocaina faz Bananal decretar emergência

O Globo, País, p. 5 - 25/09/2017
Incêndio na Bocaina faz Bananal decretar emergência
Fogo, que castiga a serra há seis dias, já atingiu 1.400 hectares e pode afetar área de conservação

Alvo de um incêndio que atinge a Serra da Bocaina há seis dias, a Prefeitura de Bananal decretou estado de emergência. O fogo já consumiu uma área equivalente a mais de 1.400 campos de futebol.
No sábado, com o avanço do fogo, as chamas atingiram também São José do Barreiro. No começo da tarde, a situação começou a ficar mais controlada, mas no final do dia as chamas voltaram a aumentar.
A principal preocupação das equipes é que as chamas atinjam a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que tem 884 hectares de floresta. Segundo estimativa dos bombeiros, o fogo está a um quilômetro dessa área.
Ontem, foi montado um posto de comando para centralizar as operações de combate, que reúnem bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários. Há 70 bombeiros e 75 voluntários atuando diretamente para debelar o fogo.
Dois helicópteros também são empregados no combate às chamas. Um para levar água até os focos de incêndio e o outro para ajudar na identificação destes. Mais equipes fazem o acesso por terra na região, que é de mata fechada.
Segundo o comitê responsável pelo trabalho, já foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O fogo também já consumiu vegetação de áreas onde há nascentes e vegetação centenária.
A situação mais preocupante acontece no período da tarde, normalmente, quando a umidade relativa do ar cai e a temperatura aumenta. Os ventos fortes também têm contribuído para propagar o fogo.
O decreto de emergência prevê, entre outras medidas, que os voluntários possam atuar nas atividades, que as equipes de Defesa Civil tenham direito a usar propriedades próximas para as ações e o combate, e que a prefeitura receba apoio de órgãos públicos. (com G1)

O Globo, 25/09/2017, País, p. 5

https://oglobo.globo.com/brasil/incendio-na-serra-da-bocaina-faz-bananal-declarar-estado-de-emergencia-21865459
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Bananal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.