Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, atinge quase 500 hectares

G1 - http://g1.globo.com/ - 14/10/2017
Bombeiros trabalham para conter as chamas desde quinta-feira (12). Essa é a segunda queimada de grandes proporções no parque em menos de um mês.



Quase 500 hectares de vegetação foram atingidos pelas chamas no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Sul do Rio de Janeiro. Homens do Corpo de Bombeiros, do Inea, Instituto Estadual do Ambiente e guarda-parques continuam trabalhando no combate às chamas durante este sábado (14). O incêndio começou na quinta-feira (12), no distrito de Barão de Juparanã.

Esse é o segundo incêndio de grandes proporções em menos de um mês no parque. Em setembro deste ano, cerca de 12 bombeiros e nove guardas- parque atuaram para conter as chama que atingiram uma vasta área de preservação ambiental às margens da estrada que liga o Centro ao distrito de Conservatória, próximo à Fazenda Veneza.

Segundo os agentes, a área devastada pelas chamas foi de 400 hectares, o que equivale a 400 campos de futebol. O local atingido pelo fogo ficava na parte superior do parque e era considerado de difícil acesso. Ao todo, o Parque Estadual da Serra da Concórdia possui 5.956 hectares e um número significativo de fauna e flora.



https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/incendio-no-parque-estadual-da-serra-da-concordia-em-valenca-atinge-quase-500-hectares.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Concórdia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.