Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul

G1 - http://g1.globo.com/ - 20/10/2017
Estimativa é de que as chamas tenham consumido mais da metade da área de preservação do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema.



O incêndio do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que abrange os municípios de Naviraí, Jateí e Taquarussu, região sul do estado, foi controlado depois de oito dias, segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A maior colaboradora foi a chuva dos últimos dias.
Segundo o meteorologista Natálio Abrão, na quinta-feira (19), foram registrados 12,2 milímetros em Naviraí, 8,8 milímetros em Itaquiraí e 16 milímetros em Juti, todos na região do Vale do Ivinhema.
No início da tarde desta sexta-feira (20), o Corpo de Bombeiros fez um sobrevoo na região e concluiu que os focos estão controlados e que a estimativa de área destruída pelas chamas caiu de 30 para 28 mil hectares, da área total de 73.345,15. Segundo o major Leonardo Congro, comandante do grupamento de Fátima do Sul, acredita-se que tenha sido provocado por um raio.
Para o combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros encaminhou militares de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema e, posteriormente, de Campo Grande. A área é de difícil acesso, da sede do parque até o local do incêndio, os bombeiros enfrentaram percurso de aproximadamente uma hora de barco e duas horas de caminhada.
De acordo com o tenente coronel Marcelo Ollafar Ramires Dias, militares que chegaram primeiro vão deixar o parque, já os que chegaram por último permanecerão até domingo de forma preventiva para controlar qualquer ressurgimento de fogo. Caso o incêndio não retome em alguma área ainda não destruída, o restante da equipe voltará para as bases.
Localizado na Bacia do Rio Paraná, o parque foi a primeira Unidade de Conservação do Estado. O princípio surgiu pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Cesp), em dezembro de 1998. Hoje, o parque tem estrutura para receber pesquisadores de varias áreas e está sendo adequado para receber visitação pública.



https://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/incendio-em-parque-estadual-de-ms-e-controlado-apos-uma-semana-com-ajuda-de-chuva-diz-imasul.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.