Petrópolis, RJ, elabora projeto para restruturar parque natural com 167 mil m² de Mata Atlântica

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/01/2018
Petrópolis, RJ, elabora projeto para restruturar parque natural com 167 mil m² de Mata Atlântica

Por G1, Região Serrana


Um projeto de reestruturação do Parque Natural Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, está sendo elaborado pela Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A intenção é melhorar a infraestrutura do local e proporcionar mais atrações para os visitantes dentro do espaço.

Essas ações começaram a ser discutidas nesta quarta-feira (17) e, segundo o município, visam tornar o espaço uma referência estadual de manutenção e preservação ambiental próximo a centros urbanos.

O trabalho, ainda de acordo com o município, será feiro pela Guarda Civil e visa aumentar o número dos visitantes no parque que, no ano passado, recebeu 28 mil pessoas. O G1 aguarda informações sobre quando as intervenções no local irão começar e o custo das ações.

O Parque Natural ocupa uma área de 167 mil m² de Mata Atlântica, sendo uma unidade de conservação inserido em Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis. Apesar de possuir diversas trilhas em meio a mata e ser opção para quem procura por lazer e tranquilidade na natureza, falta estrutura para atender bem turistas e a população e os próprios funcionários que atuam no local.

A ideia do município é reestruturar o espaço em três frentes: infraestrutura, segurança e turismo.

A primeira delas prevê reforma da entrada do parque, criação de um Centro de Informações Turísticas, implantação de um mirante, de banheiros, fraldário, locais de convivência e praça de alimentação.

Na segurança, a intenção é instalar um sistema de monitoramento do parque, além de fazer uma base para o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e outra para o Grupamento de Operações com Cães, ambos da Guarda Civil.

Por último, a Prefeitura quer fazer novas rotas de caminhadas pelas trilhas, algumas guiadas pelo GPA, um local para educação ambiental, que servirá de placo para palestra e uma minibiblioteca temática, sala de convivência, espaço de exposições e artes, feira de artesanato, área de aventura (onde seria possível oferecer opções como muro de escalada, pista de corda, entre outros).

A área verde e a vegetação nativa serão todas preservadas, com as futuras novas instalações ocupando áreas em alvenaria que já existem no parque.
"Esse é um espaço que muitas cidades gostariam de ter e que nós podemos explorar melhor com algumas melhorias que são simples de fazer", afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

O Parque Natural Ipiranga funciona todos os dias das 7h às 17h, com horário estendido no verão até 18h.



https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/petropolis-rj-elabora-projeto-para-restruturar-parque-natural-com-167-mil-m-de-mata-atlantica.ghtml
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.