Horário de visitação às dunas do Jalapão é reduzido para preservação ambiental

G1 - http://g1.globo.com/ - 24/01/2018
Horário de visitação às dunas do Jalapão é reduzido para preservação ambiental
Grupos de turistas só poderão visitar a atração na parte da tarde. Local é um dos pontos mais marcantes do parque e bateu recorde no número de turistas em 2017.

G1 Tocantins


O horário para visitação das dunas no Parque Estadual do Jalapão foi reduzido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra o parque. O motivo é que o grande fluxo de visitantes, que bateu recorde em 2017, poderia prejudicar o meio ambiente no local caso a quantidade de turistas não fosse controlada. A partir do dia 19 de fevereiro, só será permitida a visitação na parte da tarde.

O novo horário é entre 14h e 18h30, sendo que o horário máximo para que os grupos entrem na área das dunas é às 17h30. Na parte da manhã, só será possível visitar a atração com autorização especial que é exclusiva para quem vai produzir imagens de uso comercial do local, fazer pesquisas ou turmas escolares que estejam em alguma aula de campo.

Até o dia 19 de fevereiro, o horário segue sendo das 6h às 12h e de 14h às 18h30. A mudança só vai entrar em vigor depois do Carnaval.

O Naturatins afirma que o novo horário vai facilitar o controle da visitação e permitir que as equipes que cuidam do parque sejam mais bem aproveitadas. O fluxo de visitantes, de acordo com a administração das dunas, deixou de se concentrar nos fins de semana e feriados e passou a ser diário.

Entre as atrações no Jalapão, apenas as dunas têm a entrada controlada pelo Naturatins. Nos fervedouros o acesso precisa ser combinado com os donos das chácaras onde eles estão localizados e nas demais atrações o acesso é livre.

Para agendar uma visita às dunas, o interessado deve entrar em contato pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail no endereço pejalapao@naturatins.to.gov.br.



https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/horario-de-visitacao-as-dunas-do-jalapao-e-reduzido-para-preservacao-ambiental.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.