APA da Baleia Franca sedia campeonato de ondas gigantes

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/05/2018
APA da Baleia Franca sedia campeonato de ondas gigantes
Evento foi na Praia do Cardoso em Laguna (SC) e contou com grandes nomes do surf internacional.

ICMBio
Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 15h19


A APA da Baleia Franca recebeu nesta segunda-feira (21) grandes nomes do surf internacional em ondas gigantes, na modalidade Tow In, na qual o surfista pega a onda rebocado por jetsky, na Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta em Laguna (SC). O campeonato Mormaii Big Wave 2018 tem autorização do ICMBio para ser realizado. Esse tipo de evento deve obedecer uma série de condicionantes estipulados para garantir a integridade do ambiente de praia e dunas na área onde ocorre o evento.

Segundo Reinaldo Jaeger, presidente da Associação de Surf e Tow In do Farol de Santa Marta, um dos organizadores do evento, é importante ter essa parceria com a APA da Baleia Franca, autorizando o evento. "A APA coloca as condições para a realização e fiscalizando, para que o turismo de eventos possa ser feito de forma correta, sem prejuízos ao meio ambiente, de forma benéfica para a região. Um exemplo disso é a articulação realizada junto com a chefia da APA para que a autorização contemplasse a realização pela prefeitura de Laguna do projeto de recuperação das dunas frontais da Praia do Cardoso, a qual está em curso neste momento", ressalta Jaeger.

O chefe da APA da Baleia Franca ressalta a importância destes eventos serem autorizados pelo ICMBio. "Sabemos que os praticantes do surf em geral são pessoas que se importam com o meio ambiente. Por isso, as condições que colocamos para a realização de eventos desta natureza, como isolamento das dunas frontais para evitar o pisoteio da restinga, a disponibilização de banheiros químicos e a obrigatoriedade dos organizadores de retirar todos os resíduos gerados durante a realização, asseguram que não haverá dano à unidade de conservação", defende o chefe da APA.

A segunda-feira foi escolhida para a competição em função da previsão meteorológica e de ondulações, que os organizadores acompanham online, para ter certeza que as ondas gigantes irão quebrar no local para que o evento possa ocorrer com sucesso. A Liga Mundial de Surf (WSL), a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e as associações de surf e tow in do Farol de Santa Marta e a de Jaguaruna reconhecem o evento.

As ondas de 18 pés (cerca de 12 metros de face), que quebraram na Praia do Cardoso, consagraram como campeão Lucas Chumbo, surfista natural de Saquarema (RJ), superando seu tio, Marcos Monteiro (2o), o chileno Cristian Merello (3o), além de Paulo Moura (4o), Caio Vaz (5o) e Vinicius dos Santos (6o).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9654-apa-da-baleia-franca-sedia-campeonato-de-ondas-gigantes
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.