Alunos de engenharia ambiental visitam UCs

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/05/2018
Alunos de engenharia ambiental visitam UCs
Estudantes, que são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, conheceram sobre como funciona o SNUC.

ICMBio
Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 17h34


Na terça-feira (22), os alunos da disciplina de Bioindicadores Ambientais, sexto período de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Francisco Beltrão, realizaram uma visita técnica ao município de Palmas (PR). Na chegada, foram recebidos na sede administrativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pelo analista ambiental Ricardo Jerozolimski, que mostrou as instalações da sede administrativa, compartilhada entre o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica da Mata Preta.

Em seguida, ainda pela manhã, foi feita uma visita ao Parque Municipal da Gruta, de responsabilidade da Prefeitura de Palmas. Lá, os alunos foram recebidos por funcionários da prefeitura, que mostraram as atividades que vêm sendo realizadas, tais como a proteção de nascentes, e o manejo florestal com retirada de espécies exóticas invasoras e o plantio de mudas de espécies nativas. Ainda no Parque, o analista ambiental do ICMBio explicou sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com uma explanação sobre as unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável.

No período da tarde, após o almoço, eles visitaram o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas. No percurso do centro de Palmas até o Refúgio, ainda foi feita uma parada próximo à rodovia, para falar do contexto regional com a produção de energia eólica, agricultura e malha viária. Já no meio da tarde, chegando ao Refúgio de Vida Silvestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a fazenda Cabanha Cerro Chato e ouvir de seu proprietário Javert Martins, como foi o processo de criação da Unidade. Em seguida, foi feito uma caminhada por uma trilha, passando por remanescentes com áreas de campo nativo e floresta com araucárias.

De acordo com o professor Rodrigo Lingnau, responsável pela visita técnica, foi uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos, no contexto das Unidades de Conservação e as relações socioambientais e econômicas relacionadas. Além disso, foi comentado também com os alunos a possibilidade de futuros estágios, para aqueles que tenham interesse no assunto de unidades de conservação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9657-alunos-de-engenharia-ambiental-visitam-ucs

UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Mata Preta
  • UC Araucárias
  • UC Campos de Palmas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.