Gestores e moradores de unidades de conservação de Brasil, Bolívia e Peru são qualificados

Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 27/06/2018
Gestores e moradores de unidades de conservação de Brasil, Bolívia e Peru são qualificados
27.06.2018 15:00

Maria Meirelles

O êxito da gestão de uma Unidade de Conservação (UC) perpassa a solidez da parceria entre dirigentes e comunitários, principais responsáveis pela proteção do território. Pensando nisso é que o projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (Iapa) tem promovido capacitações relativas às políticas de governança de áreas protegidas.

A última oficina, promovida em Puerto Maldonado (Peru), reuniu gestores e comunitários de instituições governamentais e não governamentais das unidades de conservação brasileira, localizadas no Acre - Parque Estadual Chandless e Reserva Extrativista Cazumba-Iracema, da Bolívia, situada no Departamento de Pando - Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazônica Manuripi - e do Peru, Parque Nacional Alto Purus e Reserva Comunal Purus.

O encontro propiciou a difusão de conhecimento e vivência dos participantes acerca do tema focal: "Governança e Solução de Conflitos". As oficinas visam melhorar a gestão das UCs, viabilizando palestras de especialistas internacionais com ampla experiência em áreas protegidas.

Dinâmicas e trabalhos em grupos, baseados nas realidades e conflitos dos próprios participantes, também foram promovidas e utilizadas como método de ensino.

Território acreano

O Parque Estadual Chandless (AC) é o segundo maior da Região Norte do país. A UC é gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e reconhecida por sua biodiversidade de fauna e flora e espécies endêmicas.

Já a Resex Cazumbá-Iracema passa pela gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

http://www.agencia.ac.gov.br/gestores-e-moradores-de-unidades-de-conservacao-de-brasil-bolivia-e-peru-sao-qualificados/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cazumbá-Iracema
  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.