Parna dos Abrolhos publica Plano Interpretativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/07/2018
Parna dos Abrolhos publica Plano Interpretativo
23 de Julho de 2018, 16h13

Documento orienta o desenvolvimento de meios e serviços de interpretação ambiental.

A elaboração do Plano Interpretativo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi uma das ações realizadas pela equipe gestora da unidade. O Plano visa a melhoria da comunicação e a aproximação com a sociedade, além da qualidade dos serviços de visitação prestados pela unidade.

O documento recebeu importante apoio de parceiros do Parque por meio de uma oficina para coleta de subsídios, no início do processo, e de membros do Conselho Consultivo, em reunião realizada em março de 2018, que teve como uma das pautas a apresentação do Plano, permitindo agregar novas contribuições.

"O entusiasmo e sentimento de pertencimento em relação ao Parque, despertados por estes processos de discussão, já estão dando frutos e muitos mais virão a partir da implementação deste Plano Interpretativo, para que as ações de Interpretação Ambiental no Parque cumpram sua função de sensibilizar a sociedade quanto à importância da conservação e de melhorar a qualidade da experiência do visitante", comemora o chefe da UC, Fernando Repinaldo Filho.

Apenas três unidades de conservação federais têm planos interpretativos, e este é o primeiro elaborado exclusivamente pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Já os planos desenvolvidos para a Floresta Nacional do Tapajós e Parque Nacional de Anavilhanas foram coordenados pela equipe do Serviço Florestal dos Estados Unidos.

Elaborado entre setembro de 2017 e abril de 2018, com recursos do Programa GEF Mar, o documento teve seu conteúdo diagramado com apoio de uma voluntária e finalizado no último dia 16, podendo ser acessado aqui.

O que é um Plano Interpretativo?
É um documento de caráter estratégico que tem a finalidade de planejar como serão divididas e disponibilizadas as oportunidades de interpretação em uma unidade. Ele orienta o desenvolvimento de meios e serviços de interpretação ambiental, considerando a missão da Instituição, os objetivos de criação da unidade de conservação, os significados e características dos recursos protegidos e os interesses dos diferentes públicos.

Sobre o Parque
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma Unidade de Conservação (UC) federal integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e sua gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localiza-se no Nordeste do Brasil, no extremo sul da Bahia, na zona turística denominada Costa das Baleias, a cerca de 900 km de Salvador. O Parque tem por objetivo conciliar a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com sua utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos, possui o título de área úmida de relevância internacional - Sítio RAMSAR, é reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e está situado na região do Patrimônio Mundial da Humanidade da Costa do Descobrimento.

Acesse aqui o documento.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9800-parna-dos-abrolhos-publica-plano-interpretativo
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.