Parna do Descobrimento realiza capacitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/10/2018
Parna do Descobrimento realiza capacitação
02 de Outubro de 2018, 15h50

Curso contou com enfoque na geração de renda e promoção da cultura indígena, por meio de iniciativas de negócios que envolvam o uso público da unidade de conservação a partir do turismo de base comunitária.

No final do mês de setembro (28 e 29), foi realizada a Capacitação para Elaboração de Projetos e Captação de Recursos na aldeia Tibá, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado na Bahia. A reunião teve como objetivo realizar um intercâmbio, para construir uma governança conjunta de projetos de conciliação, entre a vivência indígena e a conservação na área de sobreposição entre o Parque Nacional do Descobrimento e a Terra Indígena Comexatibá (TIC).

Ministrada pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Rejane Pieratti, e pela diretora do Departamento de Educação Ambiental, Renata Maranhão, ambas do Ministério do Meio Ambiente, foram abordados tópicos como o Plano de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PGTA), as estratégias para o fortalecimento local, a gestão de organizações da sociedade civil e as estratégias para captação de recursos. Além disso, houve enfoque na geração de renda e promoção da cultura indígena, por meio de iniciativas de negócios que envolvam o uso público da unidade de conservação a partir do turismo de base comunitária com foco no etnoturismo.

A capacitação foi custeada com recursos do PNUD e contou com a participação de, aproximadamente, 50 pessoas, além de representantes das seis aldeias sobrepostas ao Parque Nacional do Descobrimento, representantes do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e da Reserva Extrativista de Corumbau. Estiveram também, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Prado e as ONGs Humana Brasil e Conservação Internacional.

Entre os pré-projetos aprovados estão o de alternativa de geração de renda, mobilização e organização das aldeias e acesso aos direitos indígenas para que aumente o Uso Público nas UCs. Como encaminhamento, os participantes e parceiros estão se articulando para enviar proposta ao edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos aberto pelo Ministério da Justiça. Além disso, no primeiro dia do encontro, houve um Awê, dança tradicional Pataxó, para confraternização dos participantes e em agradecimento às conquistas decorrentes das lutas.

"Com o fim dos conflitos e com novas parcerias, será encaminhado um bom trabalho junto à nova equipe do Parque Nacional do Descobrimento. O meu sonho é ser exemplo nos trabalhos que serão feitos, e o que eu espero são melhorias de agora em diante", declara José Fragoso, cacique da Aldeia Tibá.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9999-parna-do-descobrimento-realiza-capacitacao-para-indigenas
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Descobrimento
  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.