Mais de 300 incêndios florestais são registrados em Uberlândia; animais morrem queimados em Uberaba

G1 - https://g1.globo.com/ - 15/10/2018
Mais de 300 incêndios florestais são registrados em Uberlândia; animais morrem queimados em Uberaba
15/10/2018 10h38

Por Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro

Período de julho a setembro é considerado o de maior risco. Bombeiros afirmam que maior parte dos casos é de origem humana.

O 5o Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Uberlândia registrou 365 ocorrências de incêndios florestais entre julho e setembro deste ano. O período é o de maior expressividade em ocorrências dessa natureza devido à falta de chuvas, representando 64,7% dos atendimentos no acumulado do ano.

Em 2017, o trimestre também registrou o mesmo número de incêndios. Só no mês de julho foram combatidos 161 incêndios a vegetação no perímetro urbano e rural da cidade.

Já em Uberaba, a situação também chama atenção tanto em áreas florestais quanto urbanas. Mais de 400 casos foram registrados entre janeiro e agosto. Segundo os militares, muitos animais mortos foram encontrados após as ocorrências.

Relembre alguns casos
O Parque Estadual do Pau Furado foi um dos locais atingidos. No dia 7 de setembro, o fogo iniciou em uma fazenda ao lado da unidade de conservação sendo necessário o apoio de brigadistas da reserva e dos militares para combater as chamas.

A suspeita era de que o fogo que devastou 20 hectares de área tenha sido originado de uma explosão na rede elétrica do parque. Três dias depois, uma nova ocorrência foi registrada na parte leste do parque.

Em julho, os bombeiros combateram quatro focos de incêndio na LMG-749, no Distrito Industrial de Uberlândia. As chamas atingiram área de pastagem e uma reserva florestal. Alguns trechos do anel viário Norte precisaram ser interditados por causa da fumaça.

Também houve combate a incêndios de grandes proporções em áreas Bairro Shopping Park e no Bairro Tubalina.

Uberaba
Na região de cobertura do 5o BBM, em Uberaba, a quantidade ocorrências de incêndios neste ano também chama a atenção. De janeiro a agosto, foram 26 registros em reservas florestais, três no entorno de unidades de conservação, 68 em área agrícola, 41 em área rural não protegida e 298 em áreas urbanas. Os dados de setembro que, geralmente, é responsável por 50% dos registros de todo o ano na região ainda não foram compilados pelo órgão.

Entre as ocorrências de destaque estão um incêndio de grandes proporções no Distrito Industrial 3, que contou com o apoio de 30 bombeiros militares, além de dezenas de caminhões-pipas de empresas da região.

Incêndio atinge área florestal e propriedades rurais em Nova Ponte; morador flagra 'redomoinho de fogo'

A zona rural de Iturama também foi alvo de um grande incêndio que atingiu um canavial. O tráfego na MG-497 precisou ser interditado devido à fumaça.

Em Nova Ponte, uma área de 2.100 hectares foi atingida por um incêndio que levou cerca de três dias para ser combatido. Um morador chegou a registrar um "redemoinho de fogo" que se formou com as chamas.

"Lembrando que 99,1% dos incêndios têm origem humana, lamentavelmente passamos dias e noites tentando minimizar o dano ambiental causado por descuido ou intenção incendiária", disse o comandante do 5o BBM, tenente-coronel Anderson Passos.

Animais mortos

Além dos impactos ambientais causados no ambiente incendiado, os riscos à saúde humana e animal são grandes. Em um incêndio registrado na região da Capelinha do Barreiro, em Uberaba, um tatu foi encontrado morto.

Já na Comunidade da Baixa, no dia 14 de setembro, os bombeiros registrou a morte de diversos animais por causa de queimadas na região. O comandante informou que a temperatura no solo durante o incêndio pode superar a 500o e a fumaça acaba desorientando os animais, que fogem rumo às chamas.


https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/10/15/mais-de-300-incendios-florestais-sao-contabilizados-em-uberlandia-no-ultimo-trimestre.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.