Jequitibá-Rosa de 600 anos é descoberto por pesquisadores em Santa Rita do Passa Quatro

G1 - https://g1.globo.com - 14/11/2018
Jequitibá-Rosa de 600 anos é descoberto por pesquisadores em Santa Rita do Passa Quatro
14/11/2018 14h21

Por EPTV2

'Matriarca' tem 11 metros e 88 centímetros de circunferência e 44 metros de altura no Parque Vassununga. É a segunda maior árvore em diâmetro do estado de São Paulo.

Jequitibá-Rosa gigante de 600 anos é descoberto em Santa Rita do Passa Quatro

Uma equipe do Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), descobriu um jequitibá-rosa gigante de 600 anos, espécie nativa da Mata Atlântica.

A árvore tem 11 metros e 88 centímetros de circunferência e 44 metros de altura. Para dar um abraço completo na árvore, são necessárias 10 pessoas.

Localização
O agente de apoio e pesquisa Waldonésio do Nascimento trabalha há 25 anos no parque. Ele conta que as equipes buscavam as maiores árvores do estado de São Paulo quando localizaram o jequitibá-rosa através da copa, na beirada da Rodovia Anhanguera (SP-330).

"Simplesmente extraordinário. Foi uma emoção muito grande porque assim do nada, de repente, chegamos perto e surgiu aquele jequitibá monstruoso", disse Nascimento.

Segunda maior em diâmetro
Fabrício da Cunha, gestor do parque, conta que Matriarca, apelido que deram ao jequitibá-rosa encontrado, é a segunda maior árvore em diâmetro do estado de São Paulo.

A primeira é o Patriarca, localizado próximo dela e que possui 12 metros e 30 centímetros de circunferência e quase quatro metros de diâmetro. Como é mais fácil medir a espessura do tronco, essa é a referência utilizada para definir se uma árvore é maior que outra.

Santa Rita abriga maior e mais antigo jequitibá-rosa de SP

Os pesquisadores também mediram a altura das árvores e identificaram que a Matriarca é maior. Ela possui 44 metros de altura, enquanto o Patriarca tem dois metros a menos.

Algumas características, como a presença de cavidades, sinais que o Patriarca não possui, mostram que a Matriarca pode ser mais antiga do que imaginam. A estimativa é por volta de 600 anos.

O Parque deve terminar até o ano que vem um monitoramento com drones para fazer um raio X dos jequitibás.

A descoberta de árvores como a Matriarca ajuda a preservar a espécie que é ameaçada de extinção.

"O jequitibá-rosa é a maior espécie da mata atlântica e o parque preserva as maiores florestas no estado de são Paulo. Então, em primeiro lugar [é importante] conhecer melhor essa espécie para que a gente consiga preservar essa árvore símbolo do Brasil", disse Cunha.


https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2018/11/14/jequitiba-rosa-de-600-anos-e-descoberto-por-pesquisadores-em-santa-rita-do-passa-quatro.ghtml
Biodiversidade:Flora

Related Protected Areas:

  • UC Vassununga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.