Serra da Canastra fiscaliza atividade off road na UC

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/11/2018
Serra da Canastra fiscaliza atividade off road na UC
14 de Novembro de 2018, 10h51

ICMBio e Polícia Federal intensificam a fiscalização de atividades esportivas de motocross e jipes no Parque Nacional.

Atividades esportivas de motocross e jipes se intensificaram visivelmente na região da Serra da Canastra nos últimos anos. A abertura e o uso de trilhas, especialmente em encostas da serra, causa degradação da vegetação e do solo, além de favorecer processos erosivos que no futuro comprometerão os locais e favorecerão assoreamento de córregos. Causam também impactos na paisagem cênica, produção de ruídos, e conflitos sociais em propriedades privadas.

No feriado de 2 de novembro, visando monitorar e coibir esta atividade, foi realizada operação de fiscalização, que resultou em 3 autuações e na apreensão de uma motocicleta. O Parque tem orientado ao usuários em finais de semana e tratativas com representantes da atividade para mapeamento de estradas e acessos que possam ser utilizados para esta prática de forma a conciliar a demanda existente e os atributos naturais da Canastra, mas não obtiveram os resultados esperados. O tráfego de motos não emplacáveis em imóveis particulares ou públicos necessita da autorização do proprietário, o que ainda não existe para trânsito nas trilhas existentes nos imóveis de posse do ICMBio, seja na região conhecida como Babilônia ou no Chapadão da Canastra.

Por este motivo, tanto a degradação ambiental como o uso de locais sem autorização estão sujeitos a multas e apreensão dos veículos. A administração do Parque Nacional da Serra da Canastra está à disposição para tratar com interessados sobre o ordenamento da atividade, com a finalidade que a mesma permita a recreação com a devida sustentabilidade ambiental.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10071-serra-da-canastra-fiscaliza-atividade-off-road-na-uc
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.