Projeto busca reinserir muriqui fêmea que se perdeu do grupo

G1 - http://g1.globo.com/ - 08/01/2019
Projeto busca reinserir muriqui fêmea que se perdeu do grupo
08/01/2019 10h02

Por *Gabriela Brumatti, Terra da Gente

Bonita pertence a uma espécie primata criticamente ameaçada.

Independente da boa recepção e dos bons alimentos que possam te oferecer em uma casa diferente, nenhum lugar será como o seu lar. É essa a grande perda de Bonita, uma jovem muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) que deixou seu grupo natal em Minas Gerais e não conseguiu encontrar uma nova casa no Parque Nacional do Caparaó, no Espírito Santo.

As fêmeas de muriqui-do-norte, geralmente em torno dos seis anos, atingem a sua maturidade sexual. Evitando criar relações com os próprios parentes e, assim, colocar em risco a sobrevivência da população, elas saem de seus grupos natais e percorrem a mata em busca de outro ambiente social.

Atualmente, sabe-se que restam menos de 900 indivíduos de muriquis-do-norte no mundo. Além da pequena população, esses primatas estão distribuídos de forma fragmentada em espaços remanescentes de Mata Atlântica. As ações de devastação do homem e a caça do macaco ameaçam cada dia mais essa espécie.

A bióloga e coordenadora do Projeto Muriquis do Caparaó, Aryanne Clyvia, explica que com o desmatamento, por exemplo, as fêmeas não conseguem chegar a outros grupos para se reproduzir. "É como se elas ficassem perdidas no meio do caminho. Não tendo para onde ir, elas ficam abandonadas à própria sorte", explica ela.

Foi em consequência dessa situação que Bonita foi descoberta sozinha por analistas ambientais do Parque Nacional do Caparaó em maio de 2018. A muriqui está vivendo hoje sob os cuidados da equipe, na esperança de poder ser realocada na floresta. Bonita, assim como todas as fêmeas quando estão em busca de novos grupos, representam uma esperança para o futuro de uma espécie tão reduzida e ameaçada.

O isolamento é prejudicial à saúde até da própria fêmea. Os muriquis-do-norte são extremamente sociais e até têm no abraço um gesto típico da espécie. Por conta disso, a campanha que visa arrecadar dinheiro para que Bonita possa ser translocada para uma mata e conhecer um novo grupo carrega o nome de "Abrace a Muriqui Bonita".

A iniciativa prevê a soltura dela no entorno de uma população selecionada. Além disso, um monitoramento deve ser feito através de um rádio colar. Assim, os pesquisadores poderão identificar se ela foi aceita naquele local e se houve integração ao grupo.

Queremos que a Bonita tenha uma nova chance de escrever sua história. Ela é uma esperança para a conservação de toda a espécie
- Aryanne Clyvia

Os muriquis-do-norte

Conhecido como o maior macaco das Américas, os muriquis possuem um nome com origem no tupi que significa "povo manso da floresta". O comportamento não agressivo pode explicar como, apesar do tamanho, eles se encontram entre primatas tão ameaçados.

Há uma diferenciação entre as espécies do Norte e do sul que leva em conta a localização dos indivíduos. Os do Norte se localizam entre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, enquanto os do Sul se concentram entre Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Além do nome, os muriquis-do-norte e sul também se diferenciam por outros detalhes da coloração.

Na sociedade dos muriquis, os machos não costumam mover-se entre outras populações. Assim, a responsabilidade de expandir a espécie é conferida às fêmeas, que migram para outros grupos.

*Supervisionado por Lizzy Martins

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/01/08/projeto-busca-reinserir-muriqui-femea-que-se-perdeu-do-grupo.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.