Polícia acha carvoaria ilegal em área de proteção do rio João Leite, em Terezópolis de Goiás

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/03/2019
Polícia acha carvoaria ilegal em área de proteção do rio João Leite, em Terezópolis de Goiás
19/03/2019 18h52

Por Vanessa Chaves*, G1 GO

Segundo a corporação, espaço funcionava há 2 anos e usava dez fornos para queimar madeira de árvores nativas do Cerrado.

Polícia descobre carvoaria ilegal em fazenda de Terezópolis de Goiás

A Polícia Militar Ambiental descobriu uma carvoaria que funcionava de forma ilegal em uma Área de Proteção Ambiental (APA) do rio João Leite, em Terezópolis de Goiás. Segundo a polícia, o espaço funcionava há dois anos. Dois homens foram presos.

O Capitão Clayton Martins, responsável pela ocorrência no local informou ao G1 que sua equipe de fiscalização encontrou um carro suspeito e em seguida realizou a abordagem.

"Foram encontrados cerca de cinco sacos de carvão no interior do veículo", conta o capitão.

Segundo ele, ao chegarem na fazenda, foram encontrados cerca de dez fornos em atividade, grande quantidade de pilhas de lenha de árvores nativas do cerrado e 100 sacos de carvão embalados e prontos para venda.

"Eles colocavam as lenhas de madeira nos fornos, ateavam fogo e deixavam queimar por 15 dias, para produzir carvão", disse o capitão.

A polícia prendeu dois homens -- Jocelino Benedito Gomes, de 63 anos, e Clésio Messias Barbosa, de 36 anos --, que foram levados para a Central de Flagrantes de Anápolis. Os homens não apresentaram documento identificando a origem dos produtos ou qualquer tipo de licenciamento ambiental. O G1 não conseguiu localizar as defesas deles.

Os suspeitos vão responder por provocar dano a unidade de conservação ambiental e realizar atividade potencialmente poluidora sem licenciamento ambiental. O local da carvoaria foi interditado e o material encontrado foi apreendido.

*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/03/19/policia-acha-carvoaria-ilegal-em-area-de-protecao-do-rio-joao-leite-em-terezopolis-de-goias.ghtml
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC João Leite
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.