Entidades ambientais protestam contra exploração de blocos de petróleo em Abrolhos

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/mercado - 10/04/2019
Entidades ambientais protestam contra exploração de blocos de petróleo em Abrolhos
De acordo com os ambientalistas, autorização do Ibama foi feita à revelia da área técnica do instituto

Luisa Leite
RIO DE JANEIRO

Entidades de proteção ambiental protestaram nesta quarta (10) contra a licitação de blocos para a exploração e produção de petróleo na região de Abrolhos, na Bahia. O parque marinho é conhecido pela sua biodiversidade.

Os blocos estão listados para o primeiro leilão do governo Jair Bolsonaro (PSL), que oferecerá ao mercado 36 blocos em cinco bacias: Camamu Almeida, Campos, Jacuípe, Pernambuco-Paraíba e Santos.

Destes, sete blocos localizados em Jacuípe e Camamu Almeida estariam em uma região de risco ambiental. Em conjunto, os blocos têm arrecadação mínima estimada em R$ 3,2 bilhões.

Ativistas das 350.org, Coesus e Instituto Internacional Arayara compareceram à audiência pública da Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) para debater a rodada de licitações.

De acordo com os ambientalistas, a autorização do Ibama que incluiu os blocos na rodada de licitação foi feita à revelia da área técnica do instituto.

"O Ibama foi contrariado. Foi uma decisão puramente política, e não técnica", disse Renan Andrade, gestor ambiental do Instituto Arayara.

Artur Watt Neto, subprocurador geral de exploração e produção da ANP, afirmou que a agência levou em conta apenas o parecer final emitido pelo órgão.

"A ANP é separada do Ibama. Levamos em consideração a manifestação do órgão como um todo, não considerando debates internos", disse.

Ele ainda ressaltou que a autorização do Ibama para incluir os blocos na licitação não é considerada uma licença prévia.

"As atividades de exploração e produção são precedidas por um processo de licenciamento ambiental, que serão feitos", afirmou.


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/04/entidades-ambientais-protestam-contra-exploracao-de-blocos-de-petroleo-em-abrolhos.shtml
Energia:Petróleo

Related Protected Areas:

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.