ICMBio autoriza atividades turísticas na prainha de Porto Camargo, no rio Paraná

Umuarama Ilustrado - https://ilustrado.com.br/ - 24/06/2019
ICMBio autoriza atividades turísticas na prainha de Porto Camargo, no rio Paraná

No verão, milhares de turistas de toda a região já desfrutam das maravilhas da prainha
Umuarama - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), emitiu na última semana autorização para os operadores de turismo de Icaraíma/PR a realizarem passeios e comércio de alimentos na Praia do Meião, interior do Parque Nacional de Ilha Grande, pouco acima do Porto Camargo, um local que já é bastante visitado por banhistas no verão.

PRAIA DO MEIÃO
A Praia do Meião é um conjunto de barras de areia que emergem no rio Paraná, formando extensas praias de água doce. É um atrativo do parque nacional procurado intensamente pelos turistas da região, especialmente no verão. Os barqueiros realizam o transporte dos visitantes do Porto Camargo até a praia e realizam passeios pelo rio Paraná, passando pelo entorno das ilhas e pelo Paredão das Araras. Os comerciantes montam barracas e tendas nas praias onde comercializam bebida e alimentos aos turistas.

As atividades já vinham sendo realizadas há anos no parque e desde o início de 2019 começou o processo de regularização. Para continuar operando, os barqueiros e comerciantes deverão se adequar à algumas condições estabelecidas pelo ICMBio. As principais exigências se referem ao recolhimento de lixo, horário de visitação, proibição de animais domésticos, vidros e carvão. Os operadores autorizados pelo ICMBio, assim como suas tendas e embarcações, estarão devidamente identificados. Além das condicionantes do ICMBio, deverão atender as regras da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal. O não cumprimento destas condicionantes e regras poderá implicar na suspensão da atividade e até multa.

No caminho para a prainha de barco, tem a beleza do Paredão das Araras
ICMBIO

De acordo com o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Rio Paraná,Erick Caldas Xavier, responsável pela gestão do parque, esta é uma etapa provisória e primeiro passo no processo de regularização e de melhorias para o desenvolvimento do turismo local. Posteriormente será lançado um Edital de Chamamento Público, onde outros prestadores de serviço também poderão entrar com pedido de autorização com a mesma finalidade. A intenção do Instituto é dar melhores condições ao visitante e atrair o público que valoriza estar em um ambiente limpo e saudável em contato com a natureza.

Paralelamente, a gestão do parque está construindo parcerias com a Prefeitura Municipal de Icaraíma para a melhoria da infraestrutura ao visitante e estruturando outros atrativos nos municípios vizinhos como, por exemplo, a Trilha da Ilha Grande em Alto Paraíso/PR e a Trilha da Lagoa Xambrê em Altônia/PR.

24/06/2019 10H02
https://ilustrado.com.br/icmbio-autoriza-atividades-turisticas-na-prainha-de-porto-camargo-no-rio-parana/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.