CADEIRANTES VISITAM O PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/ - 22/01/2020
CADEIRANTES VISITAM O PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO

O passeio foi acompanhado por equipe de monitores e visitantes ficaram impactados com a beleza do local
O Parque Estadual Caverna do Diabo recebeu no último domingo (19) a visita de Levi Josué Marzagão e Ronaldo Mazuline Rodrigues, ambos são moradores de Registro e cadeirantes.

Com salões amplos e ricamente ornamentados por uma grande diversidade de espeleotemas (formações rochosas), a Caverna do Diabo, uma das maiores do estado, conta com escadarias, corrimãos e iluminação. O percurso de 600 metros, - cerca de dez por cento dos mais de 6 km do tamanho da caverna - dura 1 hora e meia e é feito com o acompanhamento de monitores ambientais cadastrados na Unidade de Conservação.

Ao final do passeio, o técnico de celulares e eletrônicos, Levi, que esperava certa dificuldade de locomoção no interior da caverna, revelou a vontade de ir muito além. "Me senti insignificante perto de tamanha beleza natural".

Por sua vez, o comerciante Ronaldo, que só conhecia as cavernas por fotos, contou ter vivido uma experiência muito boa. "Presencialmente é muito impressionante, gostei bastante".

Para eles, outro grande diferencial do passeio foi a cordialidade, atenção e o esforço dos monitores em receber e possibilitar a visita da dupla ao interior da caverna.

Levi e Ronaldo não só gostaram da experiência como pretendem repeti-la em outros parques da região.

Com o objetivo de dar condições para que todas as pessoas possam utilizar os espaços da unidade de conservação com autonomia e segurança, a Fundação Florestal, administradora do parque, assinou, em dezembro passado, com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), um Protocolo de Intenções para desenvolver cooperação entre as partes para projetos de acessibilidade nas Unidades de Conservação do estado de São Paulo.

O Parque

Criado em 2008, com o objetivo de proteger a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo, o Parque Estadual caverna do Diabo integra o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, formado por 14 unidades. Conhecida publicamente desde 1891, a Caverna do Diabo é o principal atrativo do parque.

São mais de 40 mil hectares distribuídos entre os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. Destaque para a fauna, que registra jacutingas, onças e macacos, e a flora das mais ricas, que conta com árvores nativas como araçás, guapuruvus e palmitos-juçaras, e atraem visitantes do mundo todo.

O parque conta com monitores ambientais membros da Associação dos Monitores Ambientais do Município de Eldorado (Amamel), que engloba sete comunidades quilombolas do entorno da Unidade de Conservação e que atua no parque há mais de 20 anos.

Suas trilhas e cachoeiras oferecem bons momentos de lazer, aventura e contato com a natureza.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2020/01/cadeirantes-visitam-o-parque-estadual-caverna-do-diabo/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Caverna do Diabo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.