Artigos descrevem a flora dos Lençóis Maranhenses

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/02/2020
Dois artigos científicos recém-publicados ampliam o conhecimento sobre a flora da unidade de conservação.

Dois artigos científicos publicados sobre a flora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ampliam o conhecimento sobre as plantas que ocorrem no estado do Maranhão e aumentam a importância da biodiversidade da unidade de conservação. Apesar de ter uma paisagem que se assemelha a um deserto, o Parque está inserido em um clima com alta pluviosidade, o que permite abrigar uma biodiversidade singular. Ainda, as pesquisas reforçam o Plano de Manejo da unidade que restringe as atividades de turismo em veículos automotores, como rallys e enduros, justamente para proteger as pequenas e frágeis plantas que ocorrem, principalmente, em campos de restinga e nos leitos secos das lagoas interdunares.

O primeiro artigo, publicado em setembro de 2019 na revista Acta Botanica Brasilica, descreve as comunidades de plantas vasculares que compõem as distintas fitofisionomias das restingas e compara com restingas de outros estados. A pesquisa realizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi coletou 289 espécies distintas de plantas, distribuídas em 189 gêneros de 73 famílias, sendo que destas, 56 espécies foram novas ocorrências para o estado do Maranhão e duas são de espécies ainda não descritas pela ciência (os autores estão preparando outra publicação para descrevê-las). Na prática, não só o estado, mas o próprio Parque teve sua lista de plantas ampliada.

O segundo artigo, publicado em fevereiro de 2020 na revista Check List, registra a presença de duas espécies de plantas carnívoras do gênero Utricularia que ainda não haviam sido identificadas no estado do Maranhão: Utricularia cucleri e U. resupinata. As plantas de hábito herbáceo também ampliaram a lista de espécies vegetais do Parque bem como do estado do Maranhão. Plantas carnívoras se destacam por suprir a carência de nutrientes do solo, capturando e digerindo pequenos animais, geralmente insetos e pequenos crustáceos. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão e contou com apoio logístico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as coletas.

Conheça os artigos:

Misael Lira Rodrigues, Nara Furtado de Oliveira Mota2, Pedro Lage Viana, Ana Kelly Koch e Ricardo de S. Secco. Vascular flora of Lençóis Maranhenses National Park, Maranhão State, Brazil: checklist, floristic affinities and phytophysiognomies of restingas in the municipality of Barreirinhas, Acta Botanica Brasilica - 33(3): 498-516. July-September 2019. Link do artigo artigo aqui.

Milena Salazar-Ferreira, Paulo M. Gonella, Elidio A. E Guarçoni. New records of Utricularia (Lentibulariaceae) for the state of Maranhão, Brazil, Check List 16 (1): 121-125. Link do artigo aqui
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10912-artigos-descrevem-a-flora-do-parna-dos-lencois-maranhenses
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.