Grupo é autuado por acampar em área de parque ambiental em São Vicente

G1 - https://g1.globo.com/ - 06/04/2020
Eles responderão por crime ambiental. No Parque Estadual Xixová Japuí é proibido acampar e entrar sem autorização.

Um grupo foi autuado por crime ambiental após ser flagrado acampando no Parque Estadual Xixová Japuí, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo informado ao G1 nesta segunda-feira (6), o local é de preservação ambiental e a entrada só é permitida com autorização.

Equipes da Guarda Civil Ambiental (GCA), Polícia Militar Ambiental (PMA) e monitores do parque faziam uma fiscalização para coibir pesca, caça e acampamento nas imediações quando fizeram o flagrante. As autoridades encontraram um grupo de 25 campistas, com barracas, mochilas e comidas para a 'hospedagem' no fim de semana.

Eles foram escoltados até saída do parque e foram autuados pela lei 9.605/08, que prevê o pagamento de multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por entrar em unidade de conservação sem autorização. "Nesse local é proibido caçar, pescar, acampar ou fazer fogueiras. Por ser isolado, acontece esse abuso por parte da população", explica o guarda civil Rogério Luz.

Segundo ele, as fiscalizações conjuntas vão continuar por tempo indeterminado para que haja o controle de acesso à essas áreas proibidas e também por causa da restrição às praias da região devido a pandemia do novo coronavírus.

Entre sábado (4) e domingo (5), banhistas também foram retirados da praia Itaquitanduva, que também faz parte da área do Parque Estadual. Eles desobedeceram ao decreto que restringe o acesso à faixa de areia, em meio a pandemia.

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/04/06/grupo-e-autuado-por-acampar-em-area-de-parque-ambiental-em-sao-vicente.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Xixová-Japuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.