ICMBio e parceiros controlam incêndio na Serra da Mantiqueira

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/07/2020
Helicópteros são usados para combater o fogo, mas os bombeiros têm dificuldades de chegar ao local, que possui áreas íngremes com paredões de até 90 graus.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voluntários e diversos parceiros controlaram o incêndio na Serra Fina, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, que começou no dia 16. Helicópteros são usados para combater o fogo, mas os bombeiros têm dificuldades de chegar ao local, que possui áreas íngremes e paredões de até 90 graus. Na manhã do dia 19, aeronaves militares, que foram solicitadas ao Ministério da Defesa pelo ICMBio, reforçaram o combate ao fogo.

Já foram queimados mais de 468 hectares. A causa do incêndio é desconhecida. O trabalho dos voluntários é fundamental no suporte às brigadas, mantendo o fluxo de abastecimento de água e comida, e também para guiar as equipe de brigadistas pela região de montanha, além da gestão de doações recolhidas para o combate ao incêndio.

O incêndio está sendo combatido pelo comando unificado (APA da Serra da Mantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia, Ibama e Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais), com apoio de outras instituições como: Ministério da Defesa/Exército Brasileiro/Força Aérea Brasileira/Marinha do Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Estadual de Floresta de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Passa Quatro, Prefeitura Municipal de Itamonte, Prefeitura de Queluz Associação de Montanhismos e Proteção da Serra da Mantiqueira - AMPM, Associação de Guias de Passa Quatro - AGP4, Grupo de Voluntários da APASM, Floresta Nacional de Passa Quatro, Refúgio Serra Fina, Instituto SuperAÇÃO e RPPN Pedra da Mina., além de voluntários.

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/11208-icmbio-e-parceiros-controlam-incendio-na-serra-da-mantiqueira
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.