Corredor verde

Veja, Ambiente, p. 80 - 20/12/2006
Corredor verde
O Brasil cria a maior área de preservação do mundo na margem norte do Amazonas

Leonardo Coutinho

A maior área de preservação ambiental do mundo fica, agora, na Amazônia brasileira. Trata-se de um corredor de 3.000 quilômetros de extensão que abrange um território maior do que o da França. Ele é duas vezes maior do que a faixa contígua formada pelas reservas Vilcabamba-Amboró, na Bolívia e no Peru, até então a mais extensa do planeta. Boa parte da área de conservação brasileira já havia sido criada nos estados do Amazonas e do Amapá. Há duas semanas, foi completada por cinco reservas instituídas pelo Pará na margem norte do Rio Amazonas. O novo trecho é conhecido como Escudo das Guianas e está situado na parte mais alta da Amazônia. A região é montanhosa e, ao contrário do resto da floresta, não chegou a ser inundada nem mesmo durante os períodos de degelo que se seguiram às eras glaciais. Como permaneceu seca por 10 milhões de anos, tornou-se o berço de boa parte das espécies da fauna e da flora que formam a exuberante biodiversidade amazônica.

Hoje, vivem nessa região do Pará mais de 1 000 espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Algumas delas ainda não foram sequer catalogadas pelos biólogos, como o sapo azul e laranja, que pode ser visto numa das fotos ao lado. A sobrevivência desses animais depende de um delicado equilíbrio ambiental, que só permaneceu intacto até hoje porque a margem norte do Rio Amazonas está longe de áreas exploradas economicamente. Madeireiros e agricultores não impuseram obstáculos à criação dessas reservas. Em contrapartida, obtiveram do governo paraense a promessa de liberação do uso comercial de áreas que já haviam sido desmatadas ilegalmente. Conseguiram ainda que o estado garantisse que não criará outras unidades de conservação. "As reservas já tomam 65% do Pará. Agora, chega", diz Agamenon Meneses, da Federação da Agricultura do Estado. Mas as árvores e os bichinhos chegaram antes, Meneses, é bom não esquecer.

Veja, 20/12/2006, Ambiente, p. 80
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Grão-Pará
  • UC Maicuru
  • UC Faro
  • UC Trombetas
  • UC Iriri
  • UC Triunfo do Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.