Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu terá Plano Diretor de Base Conservacionista

FNMA/MMA - 20/03/2007
Turismo ecológico e cultural e extrativismo sustentável de produtos do Cerrado são as duas primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no âmbito do Projeto Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, no noroeste de Minas Gerais. Mas para que essas atividades estejam em sintonia com uma forma de desenvolvimento que seja sustentável, o projeto deverá estabelecer um Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista (DTBC). A capacitação para os agentes locais que irão atuar na elaboração do Plano de DTBC será nos dias 20, 21 e 22 de março no teatro do Sesc, em Januária (MG).

O Plano de DTBC será elaborado de modo participativo. A primeira etapa será a formação dos Grupos de Trabalho que irão desenvolver o modelo para a participação da comunidade. A região engloba dois Parques Nacionais (Grande Sertão Veredas e Cavernas do Peruaçu), dois estaduais (Serra das Araras e Veredas do Peruaçu), duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável, uma Terra Indígena (Xacriabás) e uma Área de Proteção Ambiental (APA).

O projeto é desenvolvido na região pela Funatura e tem o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que destinou cerca de R$ 300 mil para a sua implementação. As atividades apoiadas pelo FNMA na região incluem ainda a proteção dos recursos hídricos, organização da sociedade civil em torno das áreas protegidas, produção de mudas de árvores nativas e organização territorial. De acordo com o diretor do FNMA, Elias Araújo, as ações podem ser replicadas para outras regiões.

Ao todo, serão beneficiadas cerca de duzentas famílias de extrativistas, trabalhadores rurais, moradores do entorno de unidades de conservação, artesãos, assentados da reforma agrária e servidores públicos que atuam nas UCs.
UC:Geral

Related Protected Areas: