CRA fecha serrarias clandestinas em Miguel Calmon

www.jornaldamidia.com.br - 22/11/2007
Salvador - O Centro de Recursos Ambientais (CRA) realizou esta semana a fiscalização no entorno do Parque Estadual das Sete Passagens, no município de Miguel Calmon, em atendimento à denúncia do gestor da unidade de conservação do espaço, José Manoel Pereira.

O órgão recebeu a denúncia de que a madeira estava sendo extraída irregularmente para fomentar serrarias da região e ainda sendo transformada em pranchões e transportada, via caminhão-baú, para o sul da Bahia, com a conivência de autoridades do município.

Na fiscalização, foram constatadas várias frentes de desmatamento na área do entorno do parque, com supressão de madeira de espécies nobres, como maçaranduba, sapucaia, cedro, pau-de-óleo, pau-pombo e ipê.

Na localidade de Laranjeira, no povoado de Mata do Pinto, Sivanildo de Jesus Carolino foi flagrado cortando madeira. Ela estava sendo empilhada ao longo de picadas, no interior da mata, para transporte e comercialização. Sem autorização do órgão ambiental, o infrator foi autuado pelo CRA, sendo a madeira apreendida no local.

Na comunidade de Olhos d’Água, no lado sul do parque, próximo a Serra Branca, foram encontradas em serraria clandestina localizada no interior da mata, pertencente a Milton Soares de Aragão, 180 toras de madeira, além de cinco pranchões, correspondentes a quatro cargas de caminhão.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Sete Passagens
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.