Tamandaré: Águas mornas e cristalinas

www.extraalagoas.com.br - 11/12/2007
Tamandaré fica a 110 km de Recife, capital de Pernambuco, é o local ideal para quem está à procura de tranqüilidade. Suas praias selvagens e intocadas são suas maiores belezas. Não é tão agitada como as praias próximas, Porto de Galinhas e Maragogi, mas não menos bela.

Além de possuir um litoral muito atraente e agradável a cidade é limpa e organizada. Graças a dedicação do secretário de Turismo, Leonardo Almeida, que não dispensa esforços para melhor atender a demanda de turistas que procuram a região. "Tamandaré é meu berço. Cresci e vivi aqui. Não podia deixar de fazer algo de bom pela cidade", disse Leonardo.

A praia dos Carneiros, a 5 km do centro é uma das principais atrações da região, com águas mornas e calmas.

A cidade emancipou-se há pouco mais de 11 anos, desde então, tem investido em infra-estrutura para melhor atender às necessidades dos moradores e receber bem turistas e visitantes. A avenida principal, a Leopoldo Lins, comporta a maioria dos estabelecimentos comerciais (mercados, farmácias, banco, hospital) facilitando a localização de quem está na cidade.

Seus habitantes possuem um amor incondicional pela cidade, e a hospitalidade do pessoal encanta o turista e cativa quem visita a cidade.

O município é especial por estar rodeado de áreas de preservação ambiental - APA´s, seu maior diferencial. A Resolução no 10/88 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) refere-se às Áreas de Proteção Ambiental (APA's) como unidades de conservação destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade local e a proteção dos ecossistemas regionais. Em Tamandaré podemos encontrar a APA de Guadalupe e a APA Costa dos Corais.

APA de Guadalupe - Localizada ao sul de Tamandaré e que ocupa uma área de 44.799 hectáres, sendo 32.135 deles de área continental (em terra) e os outros 12.664 de área marítima (em mar), compreendendo os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré. Essa reserva possui uma diversidade incrível de ecossistemas, que abrangem a reserva florestal da Mata Atlântica, estuários, manguezais e bancos de corais.

Na APA de Guadalupe encontram-se também animais como Paca, Cutia, Gato-do-mato, Papa-mel, o Mico-estrela-de-tufos-brancos e pássaros como Xexéu, Tangará, Curiatã, Patativa, Galo-de-campina e Canário-da-terra. Seus manguezais se estendem por quilômetros e constituem abrigo para peixes, camarões, ostras e caranguejos, e todos estes seres representam a base alimentar dos moradores da região, que em sua maioria sobrevivem da pesca.

APA Costa dos Corais - A mais recente e maior unidade de conservação marinha criada no Brasil. Sua idealização se deu para proteger recifes costeiros localizados entre o litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas. Nessa área, encontram-se os mais desenvolvidos e preservados recifes de corais costeiros do Brasil. Lá existem áreas que precisam de autorização dos órgãos locais para a prática de mergulho.

Bem em frente à praia principal (Praia de Tamandaré) há muitos pontos de mergulho em diversos corais que recortam o litoral, as águas são calmas e transparentes, é incrível a beleza selvagem do ambiente. Para ir aos melhores lugares, pegue uma jangada. Os barqueiros sabem exatamente onde são os melhores e mais exóticos lugares. É uma experiência gratificante. Para melhor comodidade, algumas pousadas possuem excelente localização na orla, como a Pousada Vila Marinha, em Tamandaré e o Baía Branca Beach Resort by Dorisol, em Campas, ambas a beira-mar.

Distante 5 km do centro de Tamandaré, a Praia dos Carneiros sempre é citada entre as dez mais bonitas do Brasil. Com 5 km de extensão, é toda emoldurada por grandes coqueiros, entre eles, estão instalados os melhores hotéis, pousadas e restaurantes da região, como o "Bora Bora". Como a maioria das praias da região nordeste, a temperatura é alta o ano todo, com breves períodos de chuva durante o inverno.

Tamandaré também possui sua importância histórica, na cidade encontra-se o Forte de Tamandaré e o Farol Inácio, ambos construídos no século 17, com o objetivo de preservar as terras da invasão holandesa, abrigo para navios portugueses e prisão temporária para presos que aguardavam transferência para Fernando de Noronha. Localizados na Praia do Pontal do Lira, faixa que abriga diversas piscinas naturais na maré baixa.

A palavra Tamandaré é de origem indígena e seu significado é "repovoador". Segundo a lenda, "o repovoador" era um pajé a quem o grande deus dos Trovões, Tupã, avisou que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio, Tamandaré já se encontrava na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas, voltando em seguida às terras secas para reiniciar o seu povoamento.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Costa dos Corais
  • UC Guadalupe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.