Na cerimônia de lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), na manhã desta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a criação de três novas unidades de conservação: Parque Nacional Nascentes do Lago Jari, Floresta Nacional de Iquiri, Reserva Extrativista de Médio Purus, além da ampliação da Floresta Nacional de Balata-Tufari, totalizando cerca de 3.168.259 hectares.
Esses esforços representam um aumento de 5,7% na área total de Unidades Federais localizadas no bioma amazônico. Somados aos quase 20 milhões de hectares já criados pelo governo Lula, proporcionaram um aumento de 67% da área protegida por Unidades Federais, nos últimos 6 anos, em todo o território nacional. A criação e ampliação dessas unidades de conservação relacionam-se diretamente com a política do governo federal para a Região Amazônica, consubstanciada no Plano Amazônia Sustentável e no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.
As unidades de conservação são relevantes tanto para as comunidades locais, por propiciar oportunidades econômicas como o uso sustentável do potencial madeireiro e dos recursos naturais (óleos, resinas, castanhas, sementes e frutos) e desenvolvimento de turismo ecológico, quanto para a comunidade científica, por permitirem a realização de pesquisas.
Jari - O Parque Nacional Nascentes do Lago Jari, com cerca de 812.141 ha, garantirá a proteção da bacia do rio Jari, importante afluente da margem direita do rio Purus em seu curso médio, assim como de seus recursos naturais e pesqueiros associados. Possibilitará, ainda, estabelecer na região central do interflúvio Purus-Madeira, um importante corredor ecológico, composto pelo mosaico de áreas protegidas já existentes, garantindo conectividade com outras áreas naturais protegidas, notadamente a Terra Indígena Apurinã do Igarapé Tauamirim, a Reserva Biológica de Abufari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (unidade administrada pelo governo do estado), todas localizadas ao longo do rio Purus, com aquelas geograficamente relacionadas ao rio Madeira, como a Reserva Extrativista do Lago Capanã Grande, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá e o Parque Estadual do Matupiri (essas duas últimas gerenciadas pelo governo do estado).
Iquirí - A ampliação da Floresta Nacional Balata-Tufarí, com cerca de 275.836 ha, totalizando 1.077.859 ha, juntamente com a criação da Floresta Nacional de Iquirí, com cerca de 1.476.073 ha, abrangem florestas com grande potencial para a exploração madeireira, mediante o manejo florestal sustentável e também recursos florestais não madeireiros abundantes que representam importante fonte de renda para a região, como óleos, resinas, castanhas, sementes e frutos.
Médio Purus - A criação da Reserva Extrativista do Médio Purus, com cerca de 604.209 ha, atende reivindicação apresentada ao Ibama em 2001 pela Associação dos Produtores da Reserva Extrativista de Lábrea, composta por cerca de 3.000 pessoas, distribuídas em 73 comunidades que vivem da extração de borracha, castanha-do-Brasil e andiroba, garantindo o usufruto dessa área pelas populações tradicionais e ordenando a ocupação territorial que vem expulsando tais comunidades e gerando degradação do meio ambiente.
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Balata-Tufari
- UC Nascentes do Lago Jari
- UC Médio Purus
- UC Iquiri
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.