Despejo de esgoto

OESP, São Paulo Reclama/Cartas, p. C2 - 01/12/2008
Despejo de esgoto

Considero a Sabesp uma empresa predadora do meio ambiente. Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, área de proteção ambiental, tem 100% do esgoto jogado no Rio Capivari, que é o mais alto afluente do Rio da Prata. E o que é pior, na conta que recebemos mensalmente pagamos uma taxa que é cobrada para o tratamento do esgoto! O que a Sabesp faz com esse dinheiro?

Maria Beatriz de M. Dietrich
Campos do Jordão

A Sabesp informou que tenta há pelo menos dez anos implantar o sistema de tratamento de esgotos em Campos do Jordão. Mas, após desapropriação da área, aprovação dos projetos, obtenção do financiamento dos recursos necessários, moradores foram contra a implantação da obra no local previsto. A Sabesp teve de buscar alternativas e reiniciar diversos processos. A empresa renovou a concessão de operação no município e assumiu o compromisso de tratar os esgotos coletados até 2012. Com relação à cobrança referente a esgotos, trata-se de valores correspondentes aos serviços de operação e manutenção da rede coletora, como: desobstruções, reparos, limpeza, remanejamentos e adequações. As redes novas são executadas com recursos próprios, ou financiados, ou com participação de interessados e com retorno do capital investido em cerca de dez anos. O valor segue tabela tarifária aprovada pelo governo do Estado.
João Carlos Perlinski, da Unidade de Negócio Vale do Paraíba

OESP, 01/12/2008, São Paulo Reclama/Cartas, p.C2
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Campos do Jordão (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.