IEF participa da Semana Roseana em Cordisburgo

IEF - www.ief.mg.gov.br - 28/07/2009
Em sua vigésima primeira edição, a Semana Roseana conta mais uma vez com a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O IEF, por meio do Monumento Natural Estadual Peter Lund, realiza no sábado (01), a partir das 7h, a Caminhada Eco-Literária "A loucura na obra Roseana". O evento que acontece entre os dias 29 de julho e 1o de agosto na cidade de Cordisburgo é uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa.

De acordo com o gerente do Monumento Natural, Mário Lúcio de Oliveira, a Caminhada consiste em um passeio que percorre trechos descritos na obra de Guimarães Rosa. Enquanto os participantes caminham, o grupo de contadores de história "Miguilim" relembram trechos das histórias do renomado escritor e vão guiando o percurso. "É uma mistura de literatura com ecologia. Os participantes aprendem de forma interessante sobre o meio ambiente e sobre as descrições de Guimarães Rosa", conta o gerente.

Mário de Oliveira explica que o percurso acontece no entorno da Gruta de Maquiné e que será possível perceber a influência da região nos livros de Guimarães Rosa. "É um ganho cultural para todos os interessados, por isso vem tanta gente de outras regiões para prestigiar o evento", afirma o gerente. A caminhada termina na Gruta onde será servido um almoço para os participantes.

Além da Caminhada Eco-Literária a 21ª Semana Roseana conta com uma programação repleta de atividades culturais e educativas gratuitas. Oficinas, seresta, mostras de filmes, palestras, danças, debates, poesia, literatura, teatro e corrida de aventura que enriquecem a rotina da cidade em quatro dias de programação. Como são várias linguagens artísticas, as atividades envolvem com entusiasmo a comunidade local e os amantes das obras Roseanas, além de aproximá-los das experiências reais vividas pelo escritor.

A Semana Roseana é realizada com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio da Prefeitura Municipal de Cordisburgo, da Academia Cordisburguense de Letras e da Câmara Municipal de Cordisburgo.
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Peter Lund
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.