Brigadas de combate a incêndios florestais são formadas nos parques estaduais de MT

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 26/08/2009
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros estão nas regiões de parques estaduais realizando a capacitação e formação de brigadas de combate a incêndios florestais. As equipes trabalham nos parques Cristalino II, no município de Alta Floresta, parque Estadual Encontro das Águas em Poconé; na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no município de Colniza e no Parque Estadual do Xingu em Santa Cruz do Xingú, onde permanecem até o final dessa semana.

O trabalho de capacitação é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Comitê de Gestão do Fogo do qual faz parte o Corpo de Bombeiros e prevê o treinamento nas áreas de proteção de responsabilidade do Estado, bem como, a parceria com os municípios que solicitarem respostas para o período de estiagem, ocasião em que acontece o maior número de incêndios florestais.

O Parque Estadual Encontro das Águas foi criado em 2004, com 108.960 hectares, e está localizado entre os municípios do Poconé e de Barão de Melgaço, ao sul de Cuiabá. A área é cortada por vários rios, como o Cuiabá, Piquiri, Pirigara, Cassange, Três Irmãos e o Alegre. Essa é uma importante área do Pantanal. Em anos passados, quando ocorreram incêndios nessa região, Cuiabá foi quem mais sofreu com a fumaça que deslocou para a cidade.

De acordo com major BM Márcio Paulo da Silva, que coordena as equipes, o trabalho de formação de brigadas, está na terceira fase prevista pelo Comitê de Gestão do Fogo. A primeira fase da ação é focada na Educação Ambiental, que acontece durante todo o ano, mas, com maior ênfase no primeiro semestre. Na segunda fase são realizadas reuniões informativas, com municípios e associações de produtores, assentados e a sociedade organizada, que iniciou ainda no mês de maio. "O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, preparação e ter uma resposta rápida às queimadas e incêndios florestais quando ela acontecer", explica.

Ainda de acordo com o major Paulo, as queimadas na área urbana de Cuiabá diminuíram no último final de semana, devido a chuvas que aconteceram na semana passada, aumentando a Umidade Relativa do Ar para níveis considerados normais e com isso, reduzindo os focos de queimadas na capital.

VIGILÂNCIA - Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de vários municípios estão se unindo para fazer trabalho de prevenção e combate às queimadas nas cidades de Sorriso, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Barra do Garças, Cuiabá e Várzea Grande.

Além dessas cidades, outras três possuem postos fixos que servem de base para a atuação de aeronaves em todo o Estado. Água Boa e Sinop contam com três aeronaves cada uma e Cuiabá com duas. Até o momento as aeronaves não foram utilizadas nos incêndios florestais, elas permanecem prontas para intervenção, caso seja necessário.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Guariba-Roosevelt
  • UC Cristalino II
  • UC Xingu
  • UC Encontro das Águas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.