Educação ambiental nas Unidades de Conservação do Estado

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 10/09/2009
Incentivar as futuras gerações a preservar o Meio Ambiente é uma maneira de cuidar do que temos hoje idealizando a continuação de belos e importantes recantos disponibilizados pela natureza. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) realizou palestras nas escolas públicas de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, com o objetivo de orientar os alunos sobre o quanto é importante a preservação do Meio Ambiente.

Estas cidades foram escolhidas pois abrigam as Unidades de Conservação (UC) Estrada Parque Porto de Fora, em Barão de Melgaço, e o Parque Estadual Encontro das Águas localizado nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé, com uma área total de 108.960 hectares, divididos em 61.960 hectares em Poconé (104 quilômetros ao sul de Cuiabá), e 47.000 hectares na cidade de Barão de Melgaço (113 quilômetros ao Sul da Capital).

A origem o nome da Unidade de Conservação Parque Estadual Encontro das Águas é devido ao encontro de vários rios, entre eles: Cuiabá, Perigara, Três Irmãos e o rio Piquiri, que divide os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). O acesso ao Parque Estadual Encontro das Águas é feito pela Estrada Parque Transpantaneira, localizada no município de Poconé.

Para o gerente da Unidade de Conservação Parque Estadual Encontro das Águas, Osvaldo Luis da Silva Campos, "é muito importante este trabalho de conscientização, pois levamos aos alunos informações do quanto é fundamental preservar estas unidades", afirmou.

Na Estrada Parque Porto de Fora, em Barão de Melgaço, foram realizados trabalhos de educação ambiental para a população de todo o entorno. "A expectativa é reduzir o número de focos de calor nas unidades", disse Celso de Arruda.

O gerente da Unidade de Conservação Morro de Santo Antônio, Celso de Arruda, disse que o Parque Estadual Encontro das Águas foi a Unidade de Conservação mais atingida em 2008 por focos de calor em função disso, "a intenção, este ano, é reduzir os focos, e mais que isso, ter a população como aliada da natureza". No ano de 2008 segundo dados do INPE, o parque registrou 353 focos.

As ações de conscientização ambiental foram feitas nas escolas públicas. As escolas atendidas na cidade de Barão de Melgaço foram: Escola Estadual Ciro Siqueira Gonçalves (74 alunos), Escola Coronel Antonio P. Barros (195 alunos), Escola Estadual Santa Cláudina ( 49 alunos) e Escola Est. Virgínia Nunes F. Junior ( 23 alunos). No município de Santo Antônio do Leverger a escola atendida foi Escola Estadual Bartolomeu Gonçalves de Queiros (38 alunos).

FOCOS DE CALOR

Em 2008 o Parque Estadual Encontro das Águas teve registro de 353 focos de calor. A Estrada Parque Porto de Fora em Barão de Melgaço registrou 3 focos de calor no mesmo ano (2008).

Este ano, dados levantados pelo INPE desde o início do período proibitivo para queimadas, 15.07 até a última terça-feira (08.09) não registram nenhum foco de calor nestas Unidades de Conservação (UCs).

"Está aí um importância de se realizar um trabalho de Educação Ambiental. É uma maneira eficaz de levar informações e combater os possíveis danos causados para o Meio Ambiente", ressaltou Celso de Arruda.

UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Encontro das Águas
  • UC Morro de Santo Antônio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.