Grades para a perereca

O ECO - www.oeco.com.br - 28/09/2009
Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta segunda que o Instituto Chico Mendes pode isolar com "placas de ferro" o brejo onde se reproduzem as pererecas Physalaemus soaresi na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica. A medida mirabolante deixaria do lado de fora o canteiro de obras do Arco Metropolitano e evitaria a paralisação da obra.

"Com a cerca de ferro, as pererecas poderão continuar a se reproduzir, e vamos assim concluir essa importante obra para tirar o transporte pesado da ponte e da Av. Brasil, ajudando a diminuir a poluição atmosférica da capital", afirmou o ministro em nota do Ministério do Meio Ambiente.

Maior obra pública do Programa de Aceleramento do Crescimento no estado do Rio de Janeiro, com orçamento de R$ 1 bilhão, o Arco Metropolitano ligará o Porto de Itaguaí ao município de Itaboraí.

A possibilidade de extermínio da espécie vem sendo denunciada por O Eco desde julho, bem como as ameaças ao peixe Leptolebias minimus e à integridade da própria área protegida.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Mário Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.