MORADORES DE SURPRESA/RO VISITAM PÓLO PRODUTOR DE FARINHA NO ACRE.

Rio Terra - www.rioterra.org.br - 10/10/2009
Ocorreu em setembro, mais uma etapa das ações de formação do projeto "Agricultura Familiar no Entorno do Parque Nacional Serra da Cutia", executado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - RIOTERRA em parceria com o programa ARPA no distrito de Surpresa, Guajará Mirim/RO.

Um grupo de oito agricultores familiares de Surpresa, juntamente com uma equipe do Centro de Estudos Rioterra, visitou o Pólo Agroflorestal Elias Moreira, em Sena Madureira/AC. Durante a visita houve discussões sobre o funcionamento da cadeia produtiva no Acre e diferenças da atividade em Rondônia. Os visitantes foram convidados para participar de uma "farinhada", na qual puderam ver o processo produtivo de farinha seca, típica daquele estado, conhecer as exigências estruturais, padrão de qualidade e higiene e assim, vislumbrar possibilidades de acesso a novos mercados.

Este projeto tem como objetivo possibilitar a geração de renda alternativa através da produção da farinha de mandioca e biojóias e introduzir aos moradores locais uma nova perspectiva de gestão territorial e inserção econômica pautada na utilização planejada e otimizada dos recursos existentes na região. Pretende-se com isto diminuir a pressão sobre os recursos naturais do Parque Nacional Serra da Cutia, contribuindo para as atividades de conservação deste importante mosaico de áreas protegidas.

Estão previstos ainda para 2009 cursos de "Elaboração e Gestão de Projetos". Todos são gratuitos e abertos à comunidade.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Cutia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.