A Rebio da Mata Escura tem como foco de pesquisa a Herpetofauna

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/01/2010
Entre os meses de dezembro (2009) e janeiro (2010) a Reserva Biológica (Rebio) da Mata Escura, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada em Minas Gerais, foi visitada por uma equipe de oito pesquisadores do Laboratório de Herpetologia da Universidade de São Paulo (USP).

Além do levantamento preliminar das espécies de anuros (grupo de anfíbios) e répteis, até então pouco estudadas na região, os trabalhos abrangeram áreas como a citogenética, a biologia molecular, a fisiologia, a biogeografia e a patologia.

Com abordagem multidisciplinar, estas pesquisas permitirão inferências sobre a origem dos grupos estudados, qual o impacto de mudanças climáticas pretéritas no padrão de estruturação genética de populações e distribuição de espécies. Permitirão também identificar o papel da história geológica nas relações de endemismo desta porção da Mata Atlântica.

Juntamente aos dados de biogeografia histórica e endemismos, os resultados de ocorrência do fungo Batrachochytrium dendrobatidis, responsável por uma grande mortandade em anuros, e o conhecimento básico das espécies existentes na Rebio, terão importante impacto em planos de conservação da herpetofauna na região.

Até o momento já foram inventariadas 45 espécies de anuros, sendo duas novas espécies, 14 lagartos e 10 serpentes. Segundo o coordenador dos estudos, o professor Miguel Trefaut, entre os espécimes coletados destacam-se, ainda, as que são conhecidas apenas em restinga e, apesar do significativo número de espécies capturadas, a amostragem foi prejudicada pela escassez de chuvas no período das coletas.

Além de outras espécies esperadas para a região, os pesquisadores esperam encontrar futuramente um pequeno sapo amarelo registrado pelos analistas da unidade e desconhecido pela equipe da USP e outros herpetólogos consultados.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Mata Escura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.