O maior em crescimento do País

Diário Amazônia - www.diariodaamazonia.com.br - 30/11/2010
Cujubim, em Rondônia, a 170 quilômetros da Capital, avançou do 3.659 lugar para 2.072. Esse salto deu ao município a maior taxa de crescimento, 5,82%, em comparação com os demais municípios do País. A área de 3.800 km² cercada por cinco Florestas Estaduais de Rendimento Sustentado (FERS), a Floresta Nacional (Flona) Jamari e a Reserva Extrativista (Resex) Jacundá, até 1995 era distrito do município de Ariquemes. Com todas essas florestas, Cujubim tem como maior fonte de economia a extração de madeira. São cerca de 70 madeireiras espalhadas pela pequena cidade. "20 a 30% delas ainda estão ilegais", diz o prefeito Ernam Amorim (PRTB).

Parece que quase tudo em Cujubim gira em torno do comércio madeireiro. A família de Elizete Cristina Gonçalves, 33 anos, está na cidade desde 2007. Ela e marido têm uma lanchonete e faturam alto vendendo água, salgadinhos e refrigerantes para os trabalhadores das madeireiras. Para ela, o único fator negativo de morar na cidade é, sem dúvida, a fumaça e a poeira no período da estiagem (junho a setembro). Mas isso não chega a ser um problema, porque é na seca que os negócios ficam mais movimentados em Cujubim, afinal, sem chuvas fica muito mais fácil fazer a derrubada de árvores. "A seca é ruim para a saúde e boa para os negócios", garante.

http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=6644
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Jamari
  • UC Rio Preto-Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.